Assinar
Óbidos

Marinha neutraliza engenho perigoso encontrado em praia de Óbidos

Trata-se de um “marine marker”, utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições

Uma equipa de inativação de explosivos da Marinha identificou e neutralizou um engenho fumígeno encontrado na Praia d’El Rey, no Concelho de Óbidos.

Os elementos do Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº 1 (DMS1) foram chamados a intervir na tarde de sexta-feira, dia 18, na sequência da deteção do engenho e do pedido de intervenção do Capitão do Porto de Peniche.

“Após a chegada ao local, a equipa do DMS1 realizou a identificação e neutralização, no local, de um “marine marker” – engenho fumígeno utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições ou áreas de interesse”, explica a Marinha em comunicado.

Foi efetuado um perímetro de segurança pela Polícia Marítima de Peniche, acompanhada pelos elementos do projeto Seawatch, com a viatura Amarok, e uma equipa de Bombeiros Voluntários de Óbidos.

Segundo a Marinha, “devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas, este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento, podendo ser extremamente perigoso”.

A sua composição “contém fósforo que, na presença de oxigénio, deflagra (inicia combustão a alta temperatura), podendo causar queimaduras graves se em contacto com a pele”.

“Ainda que aparente um estado estável e seguro, este tipo de engenhos podem encontrar-se acionados, totalmente funcionais, contendo ainda parte da sua carga. Não devem ser manuseados e/ou removidos, devendo informar-se de imediato as autoridades”, alerta a Marinha.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.