Assinar
Cultura

Mia Couto e Ondjaki entre os convidados dos Caminhos de Leitura em Pombal

O encontro de literatura infantojuvenil de Pombal atinge este ano a maioridade, em modo híbrido. A 18ª edição arranca esta sexta-feira

Os escritores Mia Couto e Ondjaki são dois dos convidados que integram o programa do Encontro Infantojuvenil Caminhos de Leitura, que regressa em formato híbrido a Pombal a partir de sexta-feira. 

A 18.ª edição do encontro que promove o livro e a leitura junto da infância e juventude promete refletir sobre as questões do setor, envolvendo vários especialistas nacionais e estrangeiro.

“Num momento em que somos confrontados com o novo relatório do PISA [Programme for International Student Assessment, da OCDE] que lança o desafio de se encontrarem novos caminhos, incentivando o gosto pela leitura nos jovens, o Encontro de Literatura Infantojuvenil Caminhos de Leitura é irreversível nesta procura inquieta de promover ambientes com livros e leitores em contextos formais e informais”, afirma a vereadora da cultura da Câmara de Pombal, Ana Maria Cabral.

Até dia 25, em Pombal, convoca-se “o pensamento crítico de diversos especialistas”, numa reflexão sobre “questões da literatura para a infância, dando ênfase ao tema da promoção do livro e da leitura para a infância e para a juventude”, refere a vereadora.

Ana Maria Cabral recorda que pelos Caminhos de Leitura passaram desde a primeira edição “mais de cinco centenas de especialistas, escritores, ilustradores, narradores”, colocando Pombal como referência no “panorama regional, nacional e internacional”.

“Num formato descontraído e, acima de tudo, afetivo, temos dado a conhecer autores – escritores e artistas – e especialistas de vários países, num intercâmbio de experiências e saberes”, sublinha.

Em 2021, a par de Mia Couto e Ondkaji, o encontro conta com Ernesto Rodriguez Abad (Espanha), Danuta Wojciechowska (Canadá), Dona Batalim, Jorge Serafim, Paulo Condessa, Margarida Botelho, Paulo Galindro, Filipe Raposo ou Paulo Lameiro, como outros convidados.

Programa disponível online. Mais informações e inscrições no site da Câmara Municipal de Pombal.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.