Assinar


Cultura Exclusivo

Moon Cowboy emerge da quarentena e revela a estreia a solo de Ricardo Fiel

Seis anos depois, está de regresso o guitarrista que fez parte de alguns dos mais importantes projetos rock de Leiria. Nascido na pandemia, “Hope” concretiza um desejo de Ricardo Fiel com 15 anos

É preciso recuar ao segundo álbum de David Fonseca, de 2005, para encontrar a raiz de “Hope”. “Ando para fazer este disco desde que estava a gravar ‘Our hearts will beat as one’ do David Fonseca. Entretanto, a coisa foi-se enrolando e nunca mais saiu”, conta Ricardo Fiel, relevante guitarrista da história recente da música de Leiria, que além de tocar com David durante 11 anos, integrou os Phase, fundou The Allstar Project e trabalhou com Rita Redshoes.

“Hope” marca a estreia de Moon Cowboy, projeto a solo de Ricardo Fiel que esteve guardado na gaveta década e meia. “O ano passado decidi que era o momento”. E em fevereiro de 2021 saiu o EP, marcado pelo universo ambiental, country e com vertente mais sónica, imagem de marca do músico, firmando as influências da adolescência que acompanharam todo o percurso musical, nomeadamente as bandas Ride, My Bloody Valentine e Slowdive – o showgaze, afinal -, bem como artistas de alt-country de é fã, de Ryan Adams às baladas dos primórdios.

Moon Cowboy revela ainda a voz de Ricardo Fiel – uma novidade no percurso do músico sempre dedicado à guitarra. “Inicialmente queria fazer um disco ambiental, muito instrumental, bandas sonoras. Quando comecei a gravar, percebi que estava a pôr mais guitarras do que tinha pensado – e mais guitarras ‘pede’ voz. Nunca tinha pensado cantar”, assume.

Escrito, gravado e lançado durante a pandemia, “Hope”, tal como o nome indica, contém uma mensagem: “De que no meio disto tudo [da pandemia] vai haver esperança. A esperança é o que nos mantém positivos: vamos superar as dificuldades e sair mais fortes disto do que éramos”.

Ricardo Fiel pretende que as quatro músicas que compõem o disco transportem quem as ouve “para um momento melhor”. Não por acaso, os primeiros temas chamam-se “Meditação” e “Bliss” (em português, bênção): “Acredito que a meditação é uma prática muito saudável e necessária e bliss é um estado que se pode atingir através da meditação”.

Mas “não deixam de ser canções pop muito simples que evocam momentos épicos e de esperança”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados