Assinar
Pombal

Pombal celebra 30 anos de elevação a cidade com apresentação de sistema de bicicletas de uso partilhado

Pombike entra em funcionamento na terça-feira, dia 22, bem como os painéis de informação em tempo real da rede de transportes urbanos Pombus.

“Pombal mais sustentável, mais jovem e com mais mobilidade” é o mote das comemorações dos 30 anos de elevação de Pombal a cidade, num programa que começa esta quarta-feira, dia 16, e se estende até dia 27.

Hoje, pelas 12 horas, no Parque de Máquinas da Câmara Municipal, a autarquia apresenta a aquisição de dois novos veículos de recolha de resíduos sólidos urbanos, um investimento de 275 mil euros, que “surge no âmbito do processo de modernização da frota municipal, com vista a obter melhor desempenho operacional e aumentar a sustentabilidade económica e ambiental, substituindo veículos atuais por outros mais eficientes e menos poluentes”.

Na sexta-feira, vão ser inaugurados dois novos espaços de estacionamento automóvel na cidade. Uma das bolsas de estacionamento, com capacidade para 19 automóveis, localiza-se na zona envolvente ao Convento do Carmo, em pleno centro histórico da cidade, enquanto o outro parque fica na Urbanização das Cegonhas, com capacidade para 53 lugares, próximo da estação ferroviária.

No domingo de manhã, os eventos concentram-se na área da saúde e bem estar, com a realização de rastreios de saúde, sessões de nutrição e atividade física, frente ao edifício da Junta de Freguesia de Pombal. Às 16 horas será prestada homenagem aos voluntários do projeto máscaras comunitárias, no Parque de Merendas do Cotrofe, com a atuação do grupo Pé Fresco.

Premiado o município com o primeiro lugar no galardão Bandeira Verde Eco XXI, em 2020, Pombal acolhe no próximo dia 21, pelas 15 horas, a cerimónia nacional de entrega de galardões Eco-Freguesias XXI, que visa reconhecer e premiar as freguesias mais sustentáveis do país avaliadas através de um conjunto de 10 indicadores.

A cerimónia é organizada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), com o apoio do Município de Pombal e contará com a presença, na sessão de abertura, de Jorge Botelho, Secretário de Estado da Descentralização e Administração Local e Jorge Amador, membro executivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes marcará presença na sessão de encerramento, por videoconferência.

E já que estamos a falar de cuidar do planeta, na terça-feira, dia 22, será a vez de entrar em funcionamento o Pombike – Sistema de Bicicletas de Uso Partilhado na cidade de Pombal, bem como dos painéis de informação em tempo real da rede de transportes urbanos Pombus.

Nos dias 24 e 25, a Junta de Freguesia de Pombal realiza a Assembleia das Crianças da Freguesia (dia 24, às 16 horas na Biblioteca Municipal) e Crianças ao Palco (dia 25 às 21 horas, no Jardim do Cardal).

No penúltimo dia do programa, a 26 de junho, haverá a atividade PombalFit, na zona desportiva da cidade, de manhã, e uma demonstração de desporto radical no parque radical da cidade, à tarde. Pelas 16 horas, decorre no Museu Marquês de Pombal a sessão de apresentação do livro “De quase nada a quase rei”, de Pedro Sena Lima.

O dia termina, a partir das 21h30, no Jardim do Cardal com um espetáculo da banda Med 7Sóis Orkestra, no âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas.

O programa comemorativo dos 30 anos de elevação de Pombal a cidade encerra no dia 27, a partir das 14 horas, com a 4ª Corrida Pombal em Rolamentos, na encosta do Castelo, uma prova a contar para o Campeonato Nacional de Carrinhos de Rolamentos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados