Assinar
Leiria

Precipitação de final de tarde chega com bolas de granizo com vários centímetros na região de Leria

São já vários os relatos de precipitação em forma de granizo, com bastante intensidade.

Chuva intensa, trovoada e precipitação de bolas de granizo com vários centímetros, algumas com dimensões semelhantes às de uma bola de pingue pongue, registaram-se ao final desta tarde na zona de Leiria.

São já vários os relatos de precipitação em forma de granizo, com bastante intensidade, que chegaram à redação do REGIÃO DE LEIRIA.

A cidade de Leiria e a zona da Batalha são algumas das localidades sobre as quais há, para já de forma preliminar, indicação sobre a forte precipitação e mesmo alguns estragos em coberturas e estruturas mais frágeis.

Há igualmente relatos de alguns prejuízos agrícolas, ainda por quantificar, em consequência da precipitação de granizo, como é o caso do relatado neste vídeo divulgado esta tarde, nas redes sociais, referente à situação na zona de Azoia (e não Monte Real como, por lapso, referimos inicialmente), Leiria.

Ao REGIÃO DE LEIRIA, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria refere que os episódios de precipitação intensa não obrigaram à intervenção dos meios da proteção civil em nenhuma ocorrência de monta.

Registo (em vídeo amador) da queda de granizo na zona da Batalha

Entretanto, esta tarde o Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um comunicado dando conta da previsão de ocorrência de condições meteorológicas adversas no continente, nos próximos dias.

IPMA alerta para “instabilidade potencialmente severa”

O estado do tempo em Portugal continental, explica o IPMA, “vai ser influenciado por uma depressão fria nos níveis altos da atmosfera, associada nos níveis baixos, a um vale invertido que vai desde o norte de África até à Península Ibérica, e que transporta sobre o território, uma massa de ar com características tropicais”.

Para os próximos dias, o IPMA prevê “uma situação de instabilidade potencialmente severa, especialmente sobre as regiões Norte, Centro e Alto Alentejo, onde localmente ocorrerão aguaceiros fortes, de granizo e acompanhados de trovoadas e rajadas fortes”.

Atendendo à incerteza sobre o local onde ocorrerão estes episódios meteorológicos mais severos, o IPMA aconselha que sejam acompanhados de pertos os avisos meteorológicos.

(Notícia atualizada às 18h55 com dados da Proteção Civil e às 19h45 com informação do IPMA)


Secção de comentários

  • Paulo Marques disse:

    Prejuízo no meu Stand na Azoia nas 19 viaturas, ficaram todas cheia de mossas tanto no tejadilho como no Capot primeiro orçamento 4500€ em reparações…

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.