Assinar
Covid-19

Covid-19: O que muda este domingo? E depois? Confira o essencial

Domingo marca o fim da limitação horária de circulação na via pública e o alargamento de horário dos serviços.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que as restrições de horários no comércio e restauração acabam em 01 de agosto, mantendo-se a obrigatoriedade de uso de certificado digital em espaços interiores aos feriados e fins-de-semana.

“Eliminaremos genericamente as limitações horárias às atividades, e portanto quer o comércio, quer a restauração, quer os espetáculos, poderão retomar os seus horários normais, com uma limitação geral de tudo estar encerrado às duas da manhã”, disse o chefe do Governo no ‘briefing’ após a reunião do Conselho de Ministros, que decorreu hoje no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

António Costa precisou ainda que à eliminação destas limitações alia-se a “utilização intensiva” do certificado digital ou dos testes negativos, que se mantêm necessários para entrar nos espaços fechados dos restaurantes aos fins de semana e feriados, bem como para aceder a alojamentos turísticos.

Nesta nova fase de desconfinamento, que arranca domingo, as grandes mudanças são o fim da limitação horária de circulação na via pública, bem como a possibilidade de realização de eventos desportivos com público, com a adoção de regras a definir pela DGS.

Os espetáculos culturais podem passar a ter 66% da lotação.

Em concreto, com as mudanças com início este domingo também o teletrabalho deixa de ser obrigatório, passando a ser recomendado, sempre que possível. Bares e discotecas vão continuar encerrados e as festas e romarias populares continuam sem se poder realizar.

Já a segunda fase, que se prevê para o início de setembro, as grandes alterações são o fim do uso obrigatório de máscara na via pública, os casamentos e batizados passam a ter uma lotação máxima de 75%, percentagem igual da lotação é adotada para espetáculos culturais.

Os transportes públicos circularão sem limites de lotação e os serviços públicos passam a funcionar sem marcação prévia.

A terceira fase, prevista para outubro, deverá eliminar os limites de lotação e deverá marcar a reabertura de bares e discotecas, com acesso limitado ao uso de certificado digital ou teste negativo. Os restaurantes deixarão de ter limite máximo de pessoas por grupo.

Equipamentos de diversão regressam este domingo

Uma das alterações previstas já para este domingo é o regresso dos equipamentos de diversão, como carrosséis e jogos itinerantes, que podem começar a trabalhar a partir de domingo em todos os concelhos do país, anunciou hoje o primeiro-ministro, António Costa.

De acordo com o primeiro-ministro, os equipamentos de diversão podem funcionar a partir do próximo domingo desde que cumpram as regras da Direção-geral da Saúde (DGS) e “em local autorizado pelo município”.

As declarações de António Costa ocorreram numa conferência de imprensa que se seguiu à reunião do Conselho de Ministros realizada hoje, em Lisboa, para decidir uma nova estratégia de combate à pandemia.

Esta atividade está incluída nas medidas que fazem parte da primeira de três fases de libertação das atividades económicas, que começa em 01 de agosto e que têm em consideração a percentagem de vacinação da população portuguesa.

Entre as medidas que entram domingo em vigor está a possibilidade de realização de casamentos e batizados com uma lotação de 50%; restaurantes, comércio e espetáculos podem ter horários normais; e o teletrabalho deixa de ser obrigatório, apesar de ser recomendado.

De fora das medidas que entram em vigor já em agosto ficam a realização de festas e de romarias.

Com Lusa

Notícia atualizada às 18 horas com maior detalhe das medidas previstas

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados