Assinar
Leiria

Instaheritage desafia jovens a valorizar património local da região

Iniciativa integra a programação cultural da AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural 2021, estende-se por cinco sábados, entre 10 de julho e 14 de agosto

Fotografar a essência e a identidade do património local é o desafio do concurso Instaheritage, que vai juntar jovens apaixonados pela fotografa, com influenciadores profissionais da rede social instagram, pela região, até 14 de agosto.

A edição do Instaheritage integra a programação cultural da AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural 2021, estende-se por cinco sábados, entre 10 de julho e 14 de agosto.

Com o objetivo de fotografar o património local dos 10 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) – Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós -, seja ele de natureza arquitectónica, artística, arqueológica, histórica, natural ou outra, os jovens que se inscrevam no concurso, vão receber dicas e sugestões sobre qual a melhor forma de retratar o património.

Além das masterclasses, promovidas por dois influenciadores profissionais do instagram, o concurso decorre em mais dois momentos: a seleção de fotografias para uma exposição na galeria da Biblioteca Municipal de Leiria, e um concurso de votação pública para eleger o melhor trabalho fotográfico realizado neste período.

Contudo, para avançar no concurso é preciso perceber como é que se consegue obter a fotografia perfeita. Assim, durante as masterclasses, também chamadas “deambulações fotográficas” pelo património, os jovens e os dois instagrammers profissionais partilharão ideias. Também um técnico especializado de cada município envolvido fará um enquadramento do património a visitar.

Para participar, os jovens têm que realizar uma inscrição prévia e limitada a 10 participantes em cada horário/data, exclusivamente através do e-mail geral@gerador.eu com o assunto “Inscrição InstaHeritage_data_local” (por exemplo, “Inscrição InstaHeritage_17julho_Castanheira”) .

Podem participar jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, com um equipamento ou câmara fotográfica digital.

Os trabalhos fotográficos resultantes das sessões serão divulgados nas redes sociais e na plataforma digital da AR&PA 2021, e selecionados para a exposição a inaugurar em outubro, na galeria da Biblioteca Municipal de Leiria.

No dia 17 de outubro será divulgado, com votação pública no local da galeria e, simultaneamente nas redes sociais, o trabalho vencedor do concurso Instaheritage.

Todos os participantes receberão um certificado digital de participação e um vale de entradas livres em património cultural da CIMRL (válido por um ano). Já o vencedor da fotografia mais votada receberá um smartphone. 

O concurso que “traz os jovens ao palco e o património cultural aos bastidores”, é um projeto integrado na programação cultural da AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural 2021.

Calendário das Masterclasses:

10 de julho:

Marinha Grande (das 9h às 12h)

Leiria (das 16h às 19h)

17 de julho:

Pedrógão Grande (das 9h às 12h)

Castanheira de Pera (das 16h às 19h)

24 de julho:

Pombal (das 9h às 12h)

Ansião (das 16h às 19h)

7 de agosto:

Porto de Mós (das 9h às 12h)

Batalha (das 16h às 19h)

14 de agosto:

Alvaiázere (das 9h às 12h)

Figueiró dos Vinhos (das 16h às 19h)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados