Assinar
Leiria

João Paulo Pedrosa (PS) renuncia ao mandato de deputado rumo à direção da Segurança Social de Leiria

A sua nomeação como diretor da estrutura distrital de Leiria da Segurança Social é o motivo da renúncia do parlamentar natural de Vieira de Leiria

A Assembleia da República aprovou hoje por unanimidade a renúncia ao mandato do deputado socialista João Paulo Pedrosa, eleito pelo círculo de Leiria, e a sua substituição por Joel Bouça Gomes.

A sua nomeação como diretor da estrutura distrital de Leiria da Segurança Social é o motivo da renúncia do parlamentar de 56 anos, natural de Vieira de Leiria, Marinha Grande.

De acordo com informação anunciada pela mesa da Assembleia da República antes da votação em plenário, esta substituição tem efeitos a partir de segunda-feira.

Na quarta-feira, os deputados da Comissão de Transparência e Estatutos dos Deputados tinha aprovado, também por unanimidade, o parecer relativo ao pedido de renúncia ao mandato do deputado socialista e a sua substituição.

João Paulo Pedrosa ruma à direção da Segurança Social de Leiria Foto de arquivo

Segundo o presidente da comissão, Jorge Lacão, a razão apontada pelo deputado prendeu-se com uma nomeação “como diretor de Segurança Social”, apesar de não ter indicado “em que exata função isso vai ocorrer”.

João Paulo Pedrosa, sociólogo de profissão, foi deputado nas últimas três legislaturas, além da atual e é  técnico superior do Centro Distrital de Leiria da Segurança Social.

Era vice-presidente Comissão de Trabalho e Segurança Social e suplente do PS nas comissões de Defesa Nacional, de Orçamento e Finanças e na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

João Paulo Pedrosa foi chefe de gabinete do Governador Civil de Leiria, vereador da Câmara da Marinha Grande e membro da Assembleia Municipal daquele concelho, onde também presidiu à CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. Atualmente, é deputado municipal, eleito pelo PS, na Marinha Grande.

Joel Bouça Gomes foi sexto na lista do PS pelo círculo eleitoral de Leiria nas eleições legislativas de 2019.

Elisabete de Jesus Moita, natural da Batalha e quadro superior da Segurança Social, dirige desde abril do ano passado o Centro Distrital de Leiria da Segurança Social. De abril a a junho, desempenhou funções em regime de suplência, tendo sido nomeada diretora de segurança social do Centro Distrital de Leiria, do Instituto da Segurança Social, I. P., em despacho publicado a 21 de julho do ano passado no Diário da República.

Renúncia surge por causa de concurso da CRESAP

Ao REGIÃO DE LEIRIA, João Paulo Pedrosa adianta que a saída do Parlamento é consequência do resultado de um concurso da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP).

João Paulo Pedrosa renunciou ao mandato de deputado eleito por Leiria, “com data a partir da próxima segunda-feira, dia 12 de julho, na sequência do resultado de um concurso público nacional da CRESAP para o Centro Distrital de Leiria da Segurança Social a que me submeti”, explica.

O ainda parlamentar, na resposta escrita enviada ao REGIÃO DE LEIRIA, acrescenta que “a partir de segunda-feira deixarei de ser Vice-Presidente da Comissão de Trabalho, Solidariedade e Segurança Social da Assembleia da República”.

Com Lusa

Notícia atualizada às 19h14 com declarações de João Paulo Pedrosa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados