Assinar
Nazaré

Polícias portugueses e espanhóis em patrulhas conjuntas na Nazaré. Porquê?

Acordo de Cooperação em matéria Policial e Aduaneira assinado por Portugal e Espanha começou a ser implementado desde a Páscoa de 2012.

Dois polícias do “Cuerpo Nacional de Polícia” em conjunto com membros da PSP colaboraram em diversas ações de proximidade junto de cidadãos nacionais e estrangeiros. Foi na Nazaré e o recente torneio de andebol de praia foi o pretexto para a colaboração. Mas como surge esta colaboração?

A PSP e a Polícia do Reino de Espanha iniciaram patrulhamentos no dia 30 de junho e terminaram a 7 de julho, com o objetivo de fortalecer a cooperação policial internacional.

Ao REGIÃO DE LEIRIA, a PSP explica que, no âmbito do Protocolo integrado no projeto Comissárias Europeias, “o Comando Distrital da PSP de Leiria contou com a colaboração do CNP na semana de 30 de junho a 7 de julho de 2021, período em que decorreu a prova desportiva de andebol de praia na Vila da Nazaré ‘Arena Handball Tour’”.

A prova “envolveu a participação de centenas de atletas de outras nacionalidades, maioritariamente espanhóis.”

O Acordo de Cooperação em matéria Policial e Aduaneira assinado por Portugal e Espanha começou a ser implementado desde a Páscoa de 2012.

Na prática, a PSP e a CNP destacam um pequeno contingente policial para apoiar na segurança e promover a proximidade entre a PSP e os cidadãos espanhóis. O objetivo é auxiliar na comunicação e resolução de ocorrências e informações dos cidadãos que na época da Páscoa visitam Portugal, explicita a PSP.

Desde então, a colaboração com o CNP teve várias iniciativas com deslocações de elementos da PSP a território espanhol e vice-versa.

Fotos: PSP Leiria

O objetivo da ação é dar continuidade ao projeto das patrulhas conjuntas entre PSP e a Polícia do Reino de Espanha e segundo o Comando Distrital de Leiria, “as ações são necessariamente planeadas com antecedência”.

“O balanço deste tipo de ações conjuntas é globalmente positivo, traduzindo-se num aumento das componentes de visibilidade e proximidade das autoridades policiais junto dos cidadãos de várias nacionalidades, projetando a imagem das polícias e do sentimento de segurança dos cidadãos”, explicam ainda os responsáveis distritais da PSP.

Este tipo de colaboração não ocorre pela primeira vez. Em anos anteriores, decorreram edições semelhantes noutros pontos do distrito de Leiria, não apenas na vila da Nazaré, mas também nas cidades de Peniche e Alcobaça.

Para já, explica a PSP, para este ano não estão previstas outras ações semelhantes.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.