Assinar
Leiria

Saudades do calor? Amanhã as temperaturas começam a subir na região

Os termómetros devem chegar aos 40 graus em alguns pontos do país. No entanto, a maioria do distrito de Leiria deve escapar ao calor mais intenso.

O verão tem sido pautado por temperaturas mais baixas do que é usual, mas a situação vai inverter-se nos próximos dias, adianta o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) em comunicado.

O IPMA adianta que se prevê “um episódio de tempo quente entre 9 e 11 de julho”. Os termómetros devem chegar aos 40 graus em alguns pontos do país. A zona costeira do Oeste escapa ao calor mais intenso.

“Os valores da temperatura máxima, que têm estado sucessivamente abaixo da média para a época do ano (exceto no Algarve), vão subir gradualmente para valores acima da média na generalidade do território”, aponta o IPMA.

E a subida da temperatura começa a notar-se já amanhã. Esta quinta-feira “prevê-se a intensificação de um anticiclone a oeste do território do continente, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, e a formação de um vale desde o norte de África até ao interior da Península Ibérica”.

Esta situação vai originar o “transporte de uma massa de ar tropical seco, proveniente do interior da Península Ibérica”. A partir de amanhã e até sábado, “prevê-se uma subida gradual dos valores da temperatura, em especial da máxima”.

Sábado, os valores da temperatura máxima “deverão variar aproximadamente entre 33 e 38°C, com exceção da faixa costeira ocidental, onde deverão ser inferiores e variar entre 24 e 30°C, e em alguns locais do interior do Alentejo e vale do Tejo, onde se poderão atingir valores da ordem de 40°C”, aponta o IPMA.

No entanto, a temperatura deverá voltar a baixar para a semana. O IPMA prevê que domingo e segunda-feira, “a entrada de ar marítimo, originará uma descida gradual da temperatura máxima, a estender-se do litoral para o interior”.

Para já, as previsões do IPMA apontam para uma temperatura máxima que não chega aos 30 graus em Leiria no próximo sábado. Os 21 graus em Peniche e os 34 graus previstos para Alvaiázere, Ansião e Pedrógão Grande, marcam os extremos previstos para sábado no distrito.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados