Assinar
Ambiente

Três municípios da região distinguidos no projeto “O mar começa aqui…”

A nível nacional, o projeto contou com a participação de 374 escolas e foram pintadas 796 sarjetas.

Pombal foi um dos municípios premiados no projeto nacional “O mar começa aqui…”, onde as câmaras de Leiria e Peniche também receberam menções honrosas. 

A campanha nacional “O Mar começa aqui…” é o nome de um projeto da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que lançou o desafio a todas as autarquias do país, com o objetivo de sensibilizar a população para o lixo que é colocado nas sarjetas, como por exemplo as beatas.  

Nas últimas semanas, os alunos de várias escolas destes concelhos participaram na iniciativa que se materializou na pintura de várias sarjetas.  

Em Pombal, aderiram ao projeto cinco escolas do concelho: Escola EB Conde de Castelo Melhor; Escola EB1 do Barrocal; Centro Escolar da Mata Mourisca; Jardim-de-Infância do Carriço; e Centro Escolar dos Vieirinhos. Foram pintados 20 sumidouros, com o envolvimento de 325 pessoas, desde abril, avança a autarquia em comunicado.

Os desenhos ilustrativos nas sarjetas, explica a Câmara de Leiria em comunicado, tiveram como finalidade alertar para a deposição de lixo,  que acaba por ir para o mar, contaminando praias e oceanos e perturbando os ecossistemas marinhos. 

O projeto nacional, promovido pela ABAE, atribuiu ainda o terceiro prémio no concurso nacional à Escola Básica n.º 1 de Marrazes, que, no concelho, contou também com a colaboração do Centro Escolar da Barreira, Colégio Conciliar de Maria Imaculada, Colégio Nossa Senhora de Fátima, as escolas básicas 2/3 Dr. Correia Alexandre, de Barreiros, Coucinheira, Regueira de Pontes, Santa Catarina da Serra, a Escola Básica n.º 1 de Marrazes e o Jardim Escola João de Deus, para além da AMITEI – Associação de Solidariedade Social de Marrazes e de Os Malmequeres. 

A campanha no concelho de Leiria terminou com uma pintura do artista plástico Tenório, na Praia do Pedrógão, ilustrando a viagem que os resíduos percorrem até ao mar.   

A nível nacional, o projeto contou com a participação de mais de cem municípios, 374 escolas e foram pintadas 796 sarjetas. Para além de Pombal, os municípios de Sintra, Lagos, Ovar, Cascais e Valongo também foram premiados e foram atribuídas sete menções honrosas, duas delas no distrito.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados