Assinar
Sociedade

Aero Clube de Leiria recebe etapa de Raid Ibérico

As 27 aeronaves envolvidas no raid chegam dia 6 ao aeródromo de Leiria e participantes vão visitar a região.

aeroclube Leiria

O Aeroclube de Bragança e a Fundacion Cielos de León retomam este ano, depois de uma paragem em 2020 devido à covid-19, o Raid Ibérico que há 18 anos junta portugueses e espanhóis. A prova tem escala em Leiria, a 6 e 7 de setembro.

Ao todo, 50 participantes com 27 aeronaves vão passar por diversas cidades portugueses e espanholas, com partida em León (Espanha) e escala nas cidades portuguesas de Bragança, Leiria e Lagos, e as últimas etapas nas cidades espanholas de Granada e Málaga, entre os dias 4 e 9 de setembro.

O programa de seis dias contempla também atividades culturais em cada região por onde passam os pilotos amadores, como indicou à Lusa o presidente do Aeroclube de Bragança, Nuno Fernandes.

O dirigente destacou que este convívio aeronáutico “é sempre uma iniciativa de promoção dos dois países, com especial incidência na província de León e no distrito de Bragança, porque desses dois territórios são oriundos os aeroclubes responsáveis pela organização”.

“Este ano contamos também com a colaboração do Aero Clube de Leiria e o Aero Clube de Lagos, que nos apoiam na organização do programa social nessas zonas do país e nos recebem”, refere Nuno Fernandes.

Em cada local de paragem o grupo de 50 elementos tem programas sociais, que incluem visitas a locais de interesse cultural, paisagístico ou patrimonial, bem como experimentação da gastronomia característica do território visitado.

As 27 aeronaves envolvidas no raid chegam dia 6 ao aeródromo de Leiria. Após o almoço, os participantes visitam, durante a tarde, locais turísticos de Leiria e concelhos vizinhos. Na manhã seguinte partem para Portimão.

“Este ano contamos também com a colaboração do Aero Clube de Leiria e do Aero Clube de Lagos, que nos apoiam na organização do programa social nessas zonas do país e nos recebem com a maior simpatia”, adianta Nuno Fernandes.

Os promotores garantem que “este evento, pela sua história e pela forma como tem decorrido ao longo dos anos, é muito concorrido” e “este ano a organização teve de rejeitar inscrições já que, por questões e segurança e de logística, tem o limite de 50 participantes”.

ETAPAS

1º Dia – 4/09/2021 – Leon – chegada dos participantes

2º Dia – 5/09/2021 – Leon – Bragança

3º Dia – 6/09/2021 – Bragança – Leiria

4º Dia – 7/09/2021 – Leiria – Portimão

5º Dia – 8/09/2021 – Portimão – Granada

6º Dia – 9/09/2021 – Granada – Málaga

Com Lusa

Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.