Assinar
Leiria

Aero Clube de Leiria lança novo curso de piloto particular de aviões ligeiros

Sábado, dia 18, decorre uma sessão de apresentação online.

A Escola de Pilotagem do Aero Clube de Leiria lança em outubro um novo curso de Piloto Particular de Aviões Ligeiros PPL (A), o segundo este ano para “responder ao grande interesse que tem havido”.

No próximo sábado, dia 18, pelas 21 horas, decorre uma sessão de apresentação do curso, online, através da plataforma digital ZOOM (link a disponibilizar em breve), em que serão transmitidas as “informações e esclarecidas as dúvidas relativamente ao curso”, explica o Aero Clube de Leiria.

No final do curso os pilotos ficam detentores de licença EASA/PPL (A) com a qual podem exercer as funções de Piloto Comandante em aviões monomotores a pistão (SEP) até 5.700 quilos de peso máximo à descolagem.

Os candidatos têm de ser associados do Aero Clube, ter idade mínima de 16 anos (17 até ao final do curso), escolaridade mínima obrigatória, conhecimentos de inglês (facultativo, mas essencial) e licença médica classe 2, obtida num centro de medicina certificado pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

O curso tem a duração de 150 horas, incluindo testes de aptidão curriculares teóricos. A instrução prática é composta por 45 horas de voo (30 em duplo comando e 15 de voo solo supervisionado, incluindo de navegação). Prolonga-se por 12 a 18 meses, “conforme a aptidão do aluno, épocas de exames marcadas pela ANAC e condições meteorológicas”.

As aulas teóricas decorrem no Centro Associativo Municipal de Leiria, às terças e quintas-feiras, das 21 às 24 horas, e as práticas no Aeródromo Municipal José Ferrinho, durante a semana ou aos fins-de-semana. A instrução prática de voo é realizada num Cessna 150 ou outro de classe igual.

O Aero Clube de Leira é o segundo mais antigo de Portugal. Foi fundado em 1938 e no ano seguinte foi autorizada a escola de pilotagem. Em 1940 foram brevetados os primeiros 11 pilotos, entre os quais Joaquim Carreira, o primeiro padre piloto português. Em 1970 foi construído o atual Aeródromo José Ferrinho.

Os interessados deverão contactar o Aero Clube através do e-mail ou redes sociais.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.