Assinar
Autárquicas 2021

Caldas da Rainha: Movimento independente quer baralhar as contas num concelho favorável ao PSD

Sete candidatos concorrem à presidência da Câmara de Caldas da Rainha no próximo dia 26 de setembro. Conheça as suas prioridades.

Caldas da Rainha

População residente 51.729
Eleitores 45.660
Freguesias 12
Câmara Municipal 7
Assembleia Municipal 21

Caldas da Rainha é um dos concelhos do distrito mais fiéis ao PSD, que só por uma vez, nas autárquicas de 1985, ali não venceu as eleições autárquicas. Em 2013, o sucessor de Fernando Costa não sentiu dificuldades para preservar o poder e, há quatro anos, Fernando Tinta Ferreira conseguiu, inclusivamente, reforçar a maioria.

Porém, desta feita há um fator que pode baralhar as contas dos social-democratas: a entrada em cena de Vítor Marques, que nos últimos oito anos, como independente, foi eleito pelo PSD para a União de Freguesias de Caldas – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório e que decidiu abalançar-se com uma candidatura independente à câmara, liderando o movimento Vamos Mudar.

O PSD tem no concelho um terreno particularmente fértil, mas a popularidade de Vítor Marques, empresário respeitado e antigo presidente do Caldas num momento adverso na história do clube, promete causar impacto no eleitorado.

Na expetativa está o PS, que recandidata Luís Miguel Patacho, o qual há quatro anos conseguiu subir ligeiramente a votação dos socialistas, porém com margem insuficiente para impedir que o PSD subisse de quatro para cinco eleitos. O histórico não ajuda, dado que os socialistas só por uma vez disputaram, verdadeiramente, a câmara das Caldas: em 1976, quando perderam por 782 votos para o PSD.

O CDS, que já foi poder nas Caldas, com Luís Paiva e Sousa, avança, desta feita, com uma coligação com MPT, PPM e Nós Cidadãos. Paulo Pessoa de Carvalho é o candidato da candidatura Caldas Mais Rainha, almejando recuperar um lugar no executivo.

À procura de garantir, pela primeira vez, representação no executivo estão CDU e BE, que avançam para o ato eleitoral com António Barros (um repetente) e Carlos Ubaldo (um estreante). Outra estreia nas eleições mais concorridas de sempre no concelho é a de Edmundo Carvalho, candidato do Chega.

Conheça, de seguida, a opinião dos sete candidatos nas Caldas da Rainha.

JP
(Colaboração especial
Gazeta das Caldas)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados