Assinar
Autárquicas 2021

Chega substitui candidato à Câmara da Marinha Grande

Anterior candidato anunciado, Pedro Moreira, não aceitou alterar o nº 2 da lista e foi trocado por Ezequiel Murteira.

O cabeça de lista do Chega à Câmara da Marinha Grande nas eleições autárquicas é Ezequiel Murteira, substituindo o candidato inicialmente anunciado, confirmou hoje o presidente da Comissão Política Distrital de Leiria, Luís Paulo Fernandes.

“O candidato inicialmente escolhido foi Pedro Moreira, mas depois foi substituído por proposta da concelhia da Marinha Grande e do apoio de vários militantes. Esta decisão foi ratificada pela distrital. A concelhia pretendia alterar a posição do n.º 2 da lista, mas o cabeça de lista [Pedro Moreira] não aceitou, inviabilizando toda a candidatura que estava proposta”, disse Luís Paulo Fernandes à agência Lusa.

Ezequiel Murteira, de 45 anos, é empresário do ramo da hotelaria no concelho da Marinha Grande, no distrito de Leiria. A residir no concelho de Leiria, o cabeça de lista é militante do Chega há dois anos.

“Eu já seguia a ideologia do André Ventura [presidente do Chega]. Convidaram-me, primeiro, para cabeça de lista da Junta de Freguesia da Marinha Grande. Depois, com o que se passou, convidaram-me para liderar a lista à câmara e aceitei o desafio”, explicou o candidato.

Segundo o cabeça de lista, uma das prioridades da candidatura é fixar as pessoas no concelho.

“A Marinha Grande não está a ter habitação suficiente para as pessoas que se estão a deslocar para Leiria e arredores, o que se reflete, por exemplo, no pequeno comércio”, afirmou.

O candidato referiu-se depois ao estado do centro tradicional da Marinha Grande, observando que “está abandonado, degradado”, para sustentar que “há meios suficientes para poder fixar pessoas”.

“A cidade está feia, tem de ser uma cidade apelativa para as pessoas se fixarem”, adiantou.

Ezequiel Murteira acrescentou que é esta é a primeira vez que o Chega se apresenta a eleições autárquicas.

“Estamos presentes para mudar a política conforme está”, declarou.

Confiante de que “as pessoas vão aceitar bem porque estão fartas”, o cabeça de lista do Chega acrescentou: “Prometer há quatro anos, mas fazer agora, acho péssimo e as pessoas não devem ter memória curta”.

A Câmara da Marinha Grande é liderada pelo PS, que nas autárquicas de 2017, alcançou três mandatos. A CDU e o grupo de cidadãos Movimento pela Marinha (MpM) dividem os restantes quatro lugares na vereação.

A atual presidente da Câmara, Cidália Ferreira (PS), Pedro Luzio (BE), Pedro Amorim (CDS-PP) e os vereadores Aurélio Ferreira (+MpM, que integra os movimentos MpM e +Concelho), Alexandra Dengucho (CDU) e Carlos Caetano (PSD) são os outros candidatos.

As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados