Assinar
Cultura

Espetáculo “Fogo Lento” chega a Ourém para desvendar o significado dos hábitos culinários

Tradição e identidade cultural são alguns conceitos trabalhados nesta peça.

O espetáculo “Fogo Lento”, da artista italiana Constanza Givone, chega este sábado, dia 28, ao Mercado do Peixe da Freixianda, no concelho de Ourém.

A performance gira em torno da preparação de um jantar por uma mulher italiana e um homem português. Mas neste jantar, além dos ingredientes comuns estão em cima da mesa conceitos como identidade cultural ou tradição, “que precisam de ser descascados e cozinhados em lume brando para se apurar o seu sentido”, lê-se na sinopse da peça.

Constanza Givone pretende assim investigar estes termos a partir de uma tarefa diária, que é “parte da história e da cultura de um grupo populacional”: a culinária.

A artista procura ainda “reviver eventos da história de Portugal e Itália, que inevitavelmente se cruzam com a história e a cultura da Europa e de muitos outros países”, de forma a revelar a “origem dos hábitos mais comuns” da sociedade, explica-se na sinopse do espetáculo.

Vencedor da bolsa de criação Isabel Alves Costa em 2018, “Fogo Lento” propõe uma viagem que parte do conflito em família ao redor da preparação de um jantar aos “significados e memórias mais antigas que este conflito contém”.

Nesta performance não faltam surpresas, sendo o público convidado a subir ao palco para cozinhar e, no final, provar os pratos confecionados durante a peça.

O espetáculo acontece às 21 horas e as entradas são gratuitas, sendo necessário reservar bilhetes através de junta.farrio@sapo.pt ou do contacto 914 659 102.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados