Assinar


Pombal Exclusivo

Moinhos únicos na Europa são novo ponto turístico de Abiul

Reabilitação dos moinhos preserva a identidade e costumes locais e contribui para o impulso turístico na região.

Envoltos por uma paisagem de 180 graus sobre o Vale Mourão, os moinhos de vento das Corujeiras, em Abiul, são o novo ponto turístico da região. Afinal, estamos a falar de moinhos com características únicas na Europa e que subsistiram ao longo de muitos séculos.

“Estes moinhos não são importantes apenas em termos identitários locais, têm também um valor importante, porque não existem na maior parte do território português e, na Europa, acabaram por desaparecer, com as guerras industriais”, salienta Jorge Miranda, o antropólogo responsável pelo projeto de restauro dos moinhos.

Durante a cerimónia de inauguração dos novos moinhos, na sexta-feira, dia 6, a presidente da Junta de Freguesia de Abiul, Sandra Barros, lembrou que esta era uma obra há muito ambicionada pelos abiulenses e destacou as suas mais-valias:

“É um marco da identidade e dos usos e costumes da nossa freguesia e um passo fundamental para que consigamos, a curto prazo, promover um roteiro turístico integrado”, frisou.

Sandra Barros adianta ainda que “esta já é uma obra de sucesso. “A afluência das visitas tem sido grande e as impressões muito positivas. É uma obra que agrada a várias gerações, desde avós a netos”, partilhou.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.