Assinar
Peniche

Projeto do ALDI de Peniche distinguido com prémio de arquitetura

No terreno foram encontrados vestígios arqueológicos romanos cuja salvaguarda foi tida em conta na construção da loja.

foto do exterior do supermercado Aldi em Peniche

O local era rico em vestígios arqueológicos e obrigou a uma intervenção exigente e cuidada. O projeto de arquitetura do supermercado ALDI, em Peniche, colocou vários desafios ao gabinete de Arquitetura, Engenharia e Consultoria HA+ARCHITECTURE+ENGINEERING, mas a equipa viu o trabalho reconhecido. O projeto foi agora distinguido com o prémio “Selection” na competição Iconic Awards: Innovative Architecture, atribuído pelo German Design Council, na categoria de arquitetura de retalho.

Em nota de imprensa, o gabinete de arquitetura explica que “no terreno onde loja foi construída foram encontrados vestígios arqueológicos romanos, numa extensão de 400 m2”.

Para que a obra se pudesse executar, “coube à HA+, em articulação com a Direção Geral do Património Cultural, encontrar as soluções mais eficazes para que o novo edifício e as suas especificações funcionais pudessem ajustar-se a este legado histórico, assegurando o equilíbrio da paisagem urbana atual”, refere a mesma nota.

Os vestígios arqueológicos encontrados remontam ao período entre os séculos I a.C. e III d.C.. No exterior do supermercado está colocada uma placa explicativa das descobertas feitas no local designado Sítio Arqueológico da Rua Azeredo Perdigão.

A HA+, que tem sede no Porto, receberá o prémio numa cerimónia que está agendada para o dia 11 de outubro, em Munique, na Alemanha.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.