Assinar
Fotogalerias

Ano letivo arranca no Centro Escolar dos Parceiros com muitas atividades desportivas

Dança, ténis, basquetebol, karaté, ginástica, xadrez, atletismo e equitação ocuparam esta manhã os quatro cantos da escola e as instalações do grupo desportivo local.

No campo da escola, as crianças aprenderam algumas regras sobre ténis com o Racket Sports Club Leiria Foto: JD

Mochilas às costas, sorriso no rosto e mão dada a um familiar. Assim chegaram os alunos, esta manhã, ao Centro Escolar dos Parceiros (CEP), no concelho de Leira, para mais um ano letivo, que iniciou hoje, dia 17.

A ansiedade do primeiro dia de aulas era visível, mas a animação superou o burburinho na barriga. Até porque, além de poderem voltar à escola e rever os amigos ou fazer novas amizades, as crianças estavam entusiasmadas para o arranque letivo diferente que a escola preparou. E os balões à entrada já denunciavam um pouco do evento.

Foi depois de tocar a campainha às 9 horas, os alunos entrarem e voltarem equipados com bonés e t-shirts verdes, que começaram as atividades desportivas dedicadas ao tema abraçado pela escola este ano: “Parceiros do Desporto e do Bem-Estar”, em parceria com a Câmara de Leiria.

Dança (zumba e danças populares), ténis, basquetebol, karaté, ginástica, xadrez, atletismo e equitação foram as modalidades que ocuparam os quatro cantos da escola, bem como as instalações do Grupo Desportivo e Recreativo dos Parceiros, a poucos metros do Centro Escolar.

A ensinar estas “disciplinas” estiveram várias associações e clubes da região de Leiria: a Juventude Vidigalense, o Trampolins Clube de Leiria, o Clube Basquetebol de Leiria, o ginásio Be-Fit, o Racket Sports Club Leiria, a Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura com o Rancho Folclórico dos Parceiros, os Corvos do Lis, a Quinta do Pinheiro Manso e a Shiai Karaté Leiria.

A variedade de desportos, explica a professora e coordenadora do CEP, Sandra Paulo, é importante para “mostrar aos alunos que há outras modalidades além do futebol, nas quais podem depois ingressar”.

Além disso, o evento tem o objetivo de “regressar à normalidade”, levando as crianças a praticar desporto e ajudando também as entidades representadas a ter oportunidade de captar atletas, salienta.

Divididos em grupos, os 137 alunos foram rodando entre as distintas atividades. No ténis, o professor Frederico Lopes ensinava a ter contacto com a bola para depois partir para o uso das raquetes. Nos trampolins, Rui Branco dava instruções aos alunos sobre o tipo de salto a realizar.

Do telheiro do centro escolar, ouviam-se gritos em japonês. Era a atividade dedicada ao karaté. Nas traseiras edifício, estavam em cima da mesa os tabuleiros e as peças de xadrez que pediam concentração. Por ali, a maioria experimentou o jogo pela primeira vez. Foi o caso do Guilherme Marques, que gosta de aprender a manusear as peças, mas revelou estar ansioso para ir saltar no trampolim.

Houve ainda quem se rendesse aos passeios a cavalo no parque de estacionamento do Grupo Desportivo e Recreativo dos Parceiros.

Entre pausas para lanchar, as atividades duraram a manhã toda. E no futuro, a intenção, conta a coordenadora, é voltar a realizar iniciativas desportivas, estabelecendo algumas parcerias com clubes que marcaram presença no evento de hoje.

O arranque do ano letivo contou ainda com a visita de José Carlos Matias, presidente da Junta de Freguesia de Parceiros e Azoia, bem como dos vereadores Carlos Palheira e Anabela Graça.

(Notícia atualizada às 3h11 de 18 de setembro de 2021 com a adição da Shiai Karaté Leiria enquanto promotora da atividade de karaté)

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.