Assinar
Leiria

Corrida ao ensino superior abre 100 novas vagas no Politécnico de Leiria

Resultados da 1.ª fase do concurso nacional de acesso serão divulgados em 27 de Setembro, no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior.

Com um número recorde, desde 1996, de candidaturas à primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior público, 63 mil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior abriu cerca de mais duas mil vagas nas instituições nacionais. Uma centena delas está concentrada no Politécnico de Leiria.

A informação foi confirmada ao REGIÃO DE LEIRIA por fonte do Politécnico. “Na sequência do despacho do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que possibilita o reforço do número de vagas, o Politécnico de Leiria, num compromisso de alargamento da vagas para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, irá abrir cerca de 100 novas vagas para os seus cursos de licenciatura”.

Assim, neste ano lectivo, em que a instituição apresenta 45 licenciaturas, existirão mais de 2.000 vagas na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

A estas juntam-se, adianta a mesma fonte, as candidaturas de estudantes internacionais, valor que também é superior ao de anos anteriores. Só no ano letivo 2021/2022, o Politécnico de Leiria “teve mais de 1.200 candidaturas de estudantes internacionais (número que supera valores de anos anteriores) às suas licenciaturas, com mais de 150 estudantes internacionais já matriculados”.

Recorde-se que o Politécnico de Leiria reforçou a sua oferta formativa para este ano letivo, com a criação de seis novos mestrados e a entrada em funcionamento de sete novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP).

Com um universo de 13.500 estudantes e mais de 1.600 professores, investigadores e técnicos, o Politécnico de Leiria vai oferecer em 2021/2022 um total de 53 cursos TeSP, 45 licenciaturas, mais de 80 cursos de mestrado e pós-graduação, e um doutoramento em Fabrico Digital Direto, em associação com a Universidade do Minho, “fruto de uma parceria inédita no país”, refere a instituição em nota de imprensa.

A atual fase de candidaturas aos cursos de mestrado decorre até dia 12 de setembro, sendo que a primeira fase de candidaturas aos TeSP termina no dia 10.

No que diz respeito à nova oferta formativa, destaque para os novos cursos de mestrado em Contabilidade e Fiscalidade, Educação e Inovação Pedagógica, Empreendedorismo e Inovação, Enfermagem Comunitária, Estatística Empresarial e, ainda, o mestrado em Ciência de Dados.

No próximo ano letivo vão ainda entrar em funcionamento os novos TeSP em Cibersegurança e Redes Informáticas, Análise de Dados e Estudos de Mercado, Tecnologias Digitais para a Agroindústria, Organização e Comunicação de Eventos, Atividades Marítimas e Fluviais, Turismo de Surf, e Produção Primária Sustentável.

Este será ainda um ano académico marcado pela criação em Pombal de um novo núcleo de formação do Politécnico de Leiria, com o apoio do Município de Pombal, que arranca com a oferta de seis TeSP, dois da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), em Comunicação Digital e em Intervenção Social e Comunitária, dois da Escola Superior de Saúde, em Gerontologia e em Secretariado Clínico, e dois da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Marketing Digital no Turismo e em Inovação e Tecnologia Alimentar.

O mestrado em Ciências da Educação – Gestão Escolar, da ESECS, também vai sofrer uma alteração no próximo ano letivo, passando do regime pós-laboral para b-learning.

Foto de arquivo


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados