Assinar


Ansião

Descarga ilegal de óleos tingiu de negro troço do rio Nabão, em Ansião

A GNR identificou a presumível origem da descarga, tendo levantado um auto de notícia por crime de poluição.

Uma descarga ilegal de hidrocarbonetos tingiu de negro um troço do rio Nabão, no concelho de Ansião, na segunda-feira. A ocorrência foi detetada pelo Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Pombal após uma denúncia, estando as causas a ser investigadas pelo Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais (NICCOA).

A descarga foi detetada na segunda-feira Foto: GNR

A origem da descarga dos óleos usados já foi identificada, tudo apontando, com base nas diligências realizadas no terreno, para uma oficina de veículos automóveis situada nas proximidades.

Segundo fonte da GNR, os óleos ficaram confinados a uma área com certa de “20 a 30 metros” de extensão, presumivelmente por falta de caudal na zona.

A GNR explica ainda em comunicado que o efluente em causa não foi sujeito “a qualquer tipo de tratamento”, tendo sido recolhidas amostras que foram entregues no laboratório de referência da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Entretanto, “para apoio na contenção da descarga e identificação da fonte poluidora” foi acionada uma equipa de HazMat (de matérias perigosas) da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, tendo sido também mobilizados elementos da Câmara Municipal de Ansião, Proteção Civil Municipal, Bombeiros Voluntários de Ansião e Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Centro.

A GNR levantou um auto de notícia por crime de poluição e remeteu o processo para o Tribunal Judicial de Pombal.

No mesmo comunicado, lembra que as “descargas ilegais de hidrocarbonetos” constituem “uma prática tóxica para a saúde pública com danos ambientais muito significativos nos ecossistemas”, e a existência da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) ao dispor da população para denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas ambientais.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.