Assinar


Autárquicas 2021

Gonçalo Lopes destaca vitória inédita em Leiria por um socialista

“Estamos muito contentes. É a primeira vez que um socialista ganha uma eleição autárquica em Leiria, com uma idade bastante jovem e com um programa bastante ambicioso”, destacou Gonçalo Lopes

O vencedor das eleições autárquicas para a Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes (PS), destacou ontem a vitória inédita de um socialista e mostrou-se satisfeito por manter os oito mandatos no executivo.

“Estávamos com enormes expectativas relativamente a este dia, é um resultado que cumpre os nossos objetivos, que é manter o número de vereadores. Estamos muito contentes. É a primeira vez que um socialista ganha uma eleição autárquica em Leiria, com uma idade bastante jovem e com um programa bastante ambicioso”, destacou Gonçalo Lopes, após ter falado enquanto presidente eleito.

António Sales, eleito presidente da Assembleia Municipal de Leiria, também subiu ontem ao palco do Mercado de Santana Fotos: Joaquim Dâmaso

O autarca assumiu a presidência da Câmara de Leiria há dois anos, quando o presidente Raul Castro foi eleito deputado pelo PS, enquanto independente, na Assembleia da República.

Gonçalo Lopes considerou que manter o número de vereadores é “muito importante” para o futuro do concelho e “para o projeto idealizado”.

“Estou totalmente satisfeito, radiante, com o resultado alcançado e com a confiança que os leirienses depositaram neste projeto. Demonstra que a legitimidade que senti durante os últimos dois anos estava a ser acompanhada pela população e por aquilo que as pessoas me transmitiam diariamente, nomeadamente no período em que tivemos a pandemia mais acesa”, acrescentou.

O PS perdeu duas freguesias para o PSD (Bidoeira e Bajouca) e conquistou uma (União das freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça) no concelho de Leiria.

O presidente eleito revelou que na votação para a Câmara Municipal o PS “ganhou em todas as freguesias”.

“É um resultado notável, nunca antes alcançado, o que significa que todas as pessoas de cada freguesia acreditam neste projeto. Infelizmente, houve duas freguesias que não tiveram o apoio suficiente da nossa candidatura”, adiantou.

Segundo Gonçalo Lopes, todas as freguesias terão o “suporte” do executivo por si liderado, “porque não há cidade e freguesias, há só um concelho unido”.

Na oposição, o candidato eleito volta a ser Álvaro Madureira (PSD), que conquistou três mandatos.

“Tive oportunidade de agradecer a mensagem de felicitação do vereador Álvaro Madureira, que manteve o número de vereadores da última eleição e, naturalmente, lancei-lhe o desafio de podermos trabalhar em conjunto em prol de Leiria”, assumiu.

O presidente garante que estará “aberto às propostas da oposição durante os próximos quatro anos, desde que visem o desenvolvimento do concelho, sejam propostas credíveis e mantenham aquilo que é a maioria dos interesses do concelho”.

“A oposição terá um papel muito importante durante os próximos quatro anos. Iremos respeitar as suas posições e iremos trabalhar em equipa sempre que for possível”, rematou.

O PS conquistou oito mandatos em Leiria e o PSD três, à semelhança do que sucedeu em 2017.

Concorreram à presidência da Câmara de Leiria nove candidaturas.

O PS conquistou oito mandatos, com 52,47% dos votos, e o PSD somou 22,38%, garantindo três mandatos, à semelhança do que sucedeu em 2017.

O Chega averbou 5,67% dos votos, seguido do CDS-PP/MPT com 4,23%, da CDU com 2,53% e do Bloco de Esquerda com 2,41%.

A Iniciativa Liberal conquistou 2,39% dos votos, seguido do PAN com 1,83% e do Livre com 0,66%.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados