Assinar
Cultura

Leiria debate legado de Francisco Rodrigues Lobo em congresso científico

Jornada de dois dias vai partilhar conhecimentos e debater a vida e obra do poeta natural de Leiria.

Um conjunto de investigadores e especialistas debatem em Leiria o legado de Francisco Rodrigues Lobo, num congresso científico organizado pelo município e Politécnico de Leiria, na quinta e na sexta-feira.

No Teatro José Lúcio da Silva, vários professores, historiadores e investigadores de todo o país, mas também do Brasil e de Macau, apresentam e debatem várias abordagens académicas à obra do poeta natural de Leiria, bem como as interações artísticas que é possível traçar a partir dos textos de Francisco Rodrigues Lobo (1574-1621).

O programa contempla painéis dedicados, por exemplo, à paisagem afetiva no romance pastoril do autor, a comunidade cristã-nova no tempo de Rodrigues Lobo, as relações com “Os Lusíadas” ou a perspetiva de Afonso Lopes Vieira sobre o poeta.

A iniciativa é transmitida ‘online’ através do Facebook do município de Leiria, na quinta-feira entre as 9h30 e 17h30 e na sexta-feira, das 9 às 17 horas. 

O programa termina com a antestreia do filme “Lobo”, produzido pelo grupo de teatro Te-Ato, com a participação de crianças e jovens dos clubes de teatro das escolas do concelho de Leiria.

O congresso científico insere-se no programa preparado pelo pelo município de Leiria para assinalar os 400 anos da morte de Rodrigues Lobo, que decorre até ao final de 2021 com atividades para crianças e jovens, concertos, exposições, cinema, fotografia, literatura e roteiros.

O programa integral do congresso científico pode ser consultado aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados