Assinar
Cultura

Maquetas de Santa Catarina da Serra e Leiria no Mercado de Santana

Diamantino Gordo apresenta em Leiria obras realizadas ao longo dos últimos sete anos.

O Castelo de Leiria é uma das obras que Diamantino Gordo apresenta na Galeria Manuel Artur Santos

“Do moinho ao castelo – Maquetas artesanais” revela na Galeria Manuel Artur Santos, no Mercado de Santana, em Leiria, o trabalho do etnógrafo Diamantino Gordo.

A exposição inaugura domingo, 5 de setembro, às 15h30, e mostra pela primeira vez as construções que o autor tem criado nos últimos anos.

Ao todo são apresentadas duas dezenas de peças, oito delas de maior dimensão, relativas a monumentos e edifícios, e também várias miniaturas de alfaias e objetos relacionados com o mundo rural.

O trabalho de Diamantino Gordo, fundador e ensaiador do Rancho de São Guilherme e um dos impulsionadores da Casa-Museu da Magueigia, reflete o gosto que tem pela tradição, história e património, “especialmente os da minha aldeia e da minha freguesia”, explica.

Entre as representações que vão estar na Galeria Manuel Artur Santos contam-se maquetas da Igreja Paroquial de Santa Catarina da Serra e do coreto da freguesia, que em tempos foi o de Leiria. Em destaque está também um moinho de vento e o Castelo de Leiria.  

A exposição “Do moinho ao castelo – Maquetas artesanais” estará patente durante duas semanas.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.