Assinar


Leiria

Novidades arqueológicas do morro do Castelo apresentadas na segunda-feira

Jornada de partilha, reflexão e debate sobre os mais recentes conhecimentos arqueológicos reparte-se, no dia 20 de setembro, pela Igreja da Pena e Museu de Leiria.

Os mais recentes dados sobre o morro do Castelo resultam das intervenções realizadas entre 2019 e 2020 Foto: Octopetala, Lda./Museu de Leiria

Os mais recentes dados obtidos das investigações arqueológicas realizadas no morro do Castelo de Leiria são apresentados segunda-feira, 20 de setembro, num workshop que terá lugar na Igreja da Pena e no Museu de Leiria, em sessões que terão transmissão online no Facebook do Museu.

A iniciativa, que tem caráter científico, pode ser acompanhada pelo público em geral, especialmente por interessados em conhecer os conhecimentos mais atuais sobre a história e a arqueologia daquela zona da cidade.

Segundo o município de Leiria, o workshop pretende também abrir a “discussão das vias de investigação científica que este acerto de dados reclama”, através da troca de informações e debate “de hipóteses, ideias e perspetivas” sobre a inerpretação dos dados recolhidos de há duas décadas para cá.

Na primeira parte do workshop, na Igreja de Santa Maria da Pena, serão apresentadas conferências de enquadramento científico de cada um dos principais contextos identificados nas intervenções: Idade do Ferro; Ocupação romana; e Época medieval/moderna.

À tarde, a segunda parte, já no Museu de Leiria, consistirá na apresentação de várias intervenções arqueológicas recentes no Morro do Castelo e na sua envolvente.

A iniciativa é do município de Leiria, em parceria com a Dryas Octopetala e a In Loco, entidades responsáveis pelos trabalhos arqueológicos realizados entre 2019 e 2020 no Castelo de Leiria e área envolvente.

Programa

• 9h20 – Sessão de abertura dos trabalhos
• 9h30 – Sara Oliveira Almeida – “Marcadores Materiais da Idade do Ferro no Morro do Castelo de Leiria”
• 10h00 – João Pedro Bernardes – “Leiria e o Liz na época romana”
• 10h30 – António Ginja – “Arqueologia da Arquitetura: Práticas e Potenciais do Castelo de Leiria”
• 12h00 – Visita ao Castelo de Leiria
• 14h30 – Miguel Almeida, Mónica Corga, Rui Morgado, André Ferreira, Nuno Ramos – “Em torno do Castelo de Leiria: dados da intervenção arqueológica no projeto dos acessos mecânicos ao Castelo”
• 15h00 – Adelaide Pinto, Ana Rita Ferreira, Cláudia Santos, João Maurício, Vanessa Sousa – “O Morro do Castelo, um lugar em reconstrução!”
• 15h45 – Análise colaborativa dos materiais arqueológicos e informação associada às intervenções arqueológicas
• 17h30 – Encerramento

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.