Assinar
Ourém

Peregrinos dos Caminhos de Fátima também já têm uma credencial

Disponibilizada em pontos oficialmente reconhecidos pelo Centro Nacional de Cultura

O Centro Nacional de Cultura (CNC) disponibiliza a partir desta segunda-feira, dia 13, a “Credencial do Peregrino dos Caminhos de Fátima” aos interessados em percorrer os itinerários com destino à Cova da Iria.

A entidade titular e proprietária da marca Caminhos de Fátima explica, em comunicado, que “corresponde a um passaporte do peregrino, que testifica a passagem pelas etapas destes caminhos”.

“Deve ser carimbada em cada paragem efetuada durante a caminhada [à semelhança do que acontece com a credencial do Caminho de Santiago], junto das entidades de acolhimento, como paróquias, hotéis, albergues, restaurantes ou outras instituições”, adianta.

O documento serve de certificação da realização do Caminho de Fátima e pode ser levantado na sede do CNC, em Lisboa, ou enviada por correio (solicitações para info@cnc.pt ou 213466722).

Será também disponibilizado, nesta fase, em alguns dos principais pontos de relação com os Caminhos de Fátima, oficialmente reconhecidos pelo CNC: albergues do Caminho de Santiago, em colaboração com a Associação Via Lusitana; Sé Catedral de Lisboa e postos de turismo das redes da Região Turismo Centro de Portugal e da Região Turismo do Alentejo.

Os Caminhos de Fátima, identificados e desenvolvidos pelo CNC, “são uma rede de itinerários religiosos e culturais que partem de diversos locais culminando no Santuário de Fátima, desenvolvidos em parceria com múltiplas instituições e em articulação com o Santuário de Fátima, que criam condições seguras e aprazíveis para os peregrinos, evitando as estradas de grande circulação automóvel, em favor de caminhos de terra e de pequenas estradas rurais”.

Por outro lado, “proporcionam uma verdadeira espiritualidade, em ligação com a natureza e as vivências religiosas e culturais. Percorrem territórios variados, com grande interesse cultural e paisagístico e articulam-se com outros itinerários de âmbito nacional e internacional”, como descrevem os sites www.caminhosdefatima.org e www.pathsoffaith.com

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.