Assinar
Leiria

A “senhora das castanhas” está de volta a Leiria pela 52ª vez

Prestes a cumprir 52 anos de venda de castanhas na cidade do Lis, Maria de Jesus voltou hoje à cidade

A chegada do outono nunca vem só. Às temperaturas mais frescas, dias mais curtos e a perspetiva da mudança da hora, em Leiria soma-se uma tradição com mais de meio século: a dona Maria de Jesus regressa ao Largo 5 de Outubro para vender castanhas e delas oferecer o aroma a quem passa.

Foi a 9 de novembro de 1969 que começou a vender os cartuchos com o fruto assado no Largo 5 de Outubro. É uma figura incontornável na cidade e das mais acarinhadas.

“O segredo é a confiança que ganhei com os clientes e o carinho que tenho por eles, assim como eles têm por mim”, contou, em 2019, Maria de Jesus ao REGIÃO DE LEIRIA.

Prestes a cumprir 52 anos de venda de castanhas na cidade do Lis, efeméride que assinala em novembro, Maria de Jesus voltou hoje à cidade. Chegou para mais uma temporada de venda de quentes e boas, agasalhadas no papel de jornal que antes trouxe novas frescas. 

Com a atualidade fora de validade, o papel aconchega as mãos ao calor das castanhas aí tão afuniladas e arrecadadas, como as memórias de paladares e odores de outros outonos.

Fernando Rodrigues captou as imagens de mais um regresso à cidade e ao imaginário coletivo de Leiria. A “senhora das castanhas” está de volta.        

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados