Assinar
Leiria

A “senhora das castanhas” está de volta a Leiria pela 52ª vez

Prestes a cumprir 52 anos de venda de castanhas na cidade do Lis, Maria de Jesus voltou hoje à cidade

A chegada do outono nunca vem só. Às temperaturas mais frescas, dias mais curtos e a perspetiva da mudança da hora, em Leiria soma-se uma tradição com mais de meio século: a dona Maria de Jesus regressa ao Largo 5 de Outubro para vender castanhas e delas oferecer o aroma a quem passa.

Foi a 9 de novembro de 1969 que começou a vender os cartuchos com o fruto assado no Largo 5 de Outubro. É uma figura incontornável na cidade e das mais acarinhadas.

“O segredo é a confiança que ganhei com os clientes e o carinho que tenho por eles, assim como eles têm por mim”, contou, em 2019, Maria de Jesus ao REGIÃO DE LEIRIA.

Prestes a cumprir 52 anos de venda de castanhas na cidade do Lis, efeméride que assinala em novembro, Maria de Jesus voltou hoje à cidade. Chegou para mais uma temporada de venda de quentes e boas, agasalhadas no papel de jornal que antes trouxe novas frescas. 

Com a atualidade fora de validade, o papel aconchega as mãos ao calor das castanhas aí tão afuniladas e arrecadadas, como as memórias de paladares e odores de outros outonos.

Fernando Rodrigues captou as imagens de mais um regresso à cidade e ao imaginário coletivo de Leiria. A “senhora das castanhas” está de volta.        

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.