Assinar


Saúde

Apenas um doente reencaminhado da Urgência de Leiria para Centro Hospitalar de Coimbra

Hospital de Leiria esclarece que, apesar das limitações no serviço de Urgência Geral, na última noite foram atendidos 84 doentes.

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) anunciou hoje que apenas um doente atendido na Urgência Geral do Hospital de Santo André foi encaminhado para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) quando aquele serviço esteve com acesso limitado.

Num esclarecimento enviado à Lusa, o CHL informa que entre as 20 horas de terça-feira e as 8 horas de hoje, o período de acesso limitado, foram atendidos no serviço de Urgência Geral do Hospital de Santo André, em Leiria, “84 doentes e foi encaminhado para o CHUC apenas um doente”.

Na terça-feira, o CHL anunciou que o acesso ao serviço de Urgência Geral do Hospital de Santo André iria estar limitado entre as 22 horas e as 8 horas de hoje e admitiu “o possível reencaminhamento de alguns doentes para as Urgências do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra”.

Segundo o CHL, esta situação deveu-se “a três razões essenciais”, como o facto de “continuarem a acorrer ao CHL muitas falsas urgências”.

A medida foi também justificada por as “Urgências da ADR [Área Dedicada para Doentes Respiratórios] do Hospital das Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste terem encerrado” na segunda-feira e “estarem a ser reencaminhados doentes” para o hospital de Leiria.

Outra razão prendeu-se com o facto de ainda na segunda-feira “se ter registado o recorde desde 1 de janeiro deste ano do número de doentes atendidos no Serviço de Urgência Geral” do Hospital de Santo André “de 404 doentes, sem que tenha sido possível, não obstante todos os esforços, alocar reforços médicos necessários para uma resposta compatível”.

No esclarecimento hoje enviado, o CHL explica que se manteve “a referenciação dos doentes emergentes, com indicação ao CODU [Centro de Orientação de Doentes Urgentes] para o reencaminhamento” para a CHUC naquele horário “dos doentes referenciados para a urgência médico-cirúrgica”.

Desconhece-se o número de doentes da região de Leiria encaminhados através do CODU, do Instituto Nacional de Emergência Médica, para o CHUC ou para outras unidades hospitalares entre as 22 horas de terça-feira e as 8 horas de hoje.

Por outro lado, o CHL adianta que a Urgência Geral do hospital de Leiria, “ao contrário do que tem sido dito, não encerrou, tendo sido atendidos os utentes que se dirigiram a este serviço”.

O Conselho de Administração do CHL mantém-se empenhado na rápida resolução desta situação, em articulação com a tutela, acrescenta.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados