Assinar
Leiria

Faleceu Alda Sales Gonçalves, a investigadora nazarena que se apaixonou por Leiria

Deu “um importante contributo para o conhecimento da história de Leiria e para a preservação da nossa identidade”, sublinha nota de pesar da Câmara de Leiria.

Tinha 94 anos. Natural da Nazaré mas figura incontornável de Leiria, Alda Sales Gonçalves faleceu este sábado.

A investigadora e arquivista nasceu em dezembro de 1926 no Sítio da Nazaré. Foi em Leiria, todavia, que passou boa parte da sua vida.

Foi na cidade do Lis que estudou: frequentou o velho Liceu Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria e estudou igualmente no Colégio Nossa Senhora de Fátima e ainda no Externato D. Dinis.

Foi igualmente à cidade de Leiria e ao seu concelho que dedicou boa parte da sua atenção enquanto investigadora e autora, sendo que Leiria também não escapou também ao seu olhar poético. 

O trabalho de investigação e as suas obras, marcam um currículo que inclui a representação na I Antologia de Poetas Lusófonos. Aliás, vários dos seus poemas estão musicados. Um deles, – “A Balada do Lis” – foi mesmo escolhido para Indicativo do Grupo Coral das Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal de Leiria.

Nota ainda para “A Lenda de Segovim”, poema de Alda Sales, inspirou o escultor Fernando Marques, autor do painel de 24 azulejos – “Cego Vim d’Amor” , presente na Junta de Freguesia de Amor.

Apesar do foco virado à região e sobretudo a Leiria, a investigadora não esqueceu a sua terra natal, tendo vários trabalhos realizados sobre a Nazaré.     

Do ponto de vista profissional, exerceu funções de arquivista na autarquia leiriense durante 47 anos, desde 1949. Em 1996, aposentou-se.

“O Município de Leiria lamenta profundamente o falecimento de Alda Sales Gonçalves, ocorrido este sábado, com 94 anos”, adianta a nota de pesar hoje emitida pela autarquia.

A autora agora desaparecida deu “um importante contributo para o conhecimento da história de Leiria e para a preservação da nossa identidade como comunidade e registo para as gerações vindouras”, sublinha igualmente a Câmara de Leiria.

A atividade de Alda Sales Gonçalves já tinha sido distinguida pela autarquia: entre outras distinções, foi-lhe atribuído o Galardão Municipal da Câmara Municipal de Leiria em 1994 e a Medalha de Prata do Mérito de Serviços Relevantes, também pela autarquia, dois anos depois.

Mais recentemente, como explicita a nota de pesar do município, a Alda Sales foi atribuído o topónimo com o seu nome na praceta entre as ruas Pedro Nunes e Tenente Aragão, junto ao Arquivo Distrital de Leiria.

“Pelo importante contributo dado à comunidade, o Município de Leiria manifesta o seu profundo pesar perante o falecimento de Alda Sales Gonçalves e associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos”, aponta a autarquia na nota divulgada este sábado.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados