Assinar
Sociedade

Fogo que devastou Pinhal de Leiria foi há quatro anos

A população dificilmente irá esquecer os dias em que as chamas destruíram quase todo o Pinhal de Leiria. Como testemunho histórico, perduram as fotografias tiradas durante e após o incêndio (com galeria)

Foi há precisamente quatro anos, a 15 de outubro de 2017, que um incêndio devastou quase por completo o Pinhal de Leiria, poupando apenas 14% da mancha florestal plantada à beira-mar entre os concelhos de Alcobaça, Marinha Grande, Leiria e Pombal.

Nesse dia, centenas de incêndios atingiram 36 concelhos da região Centro, provocando 49 mortos e cerca de 70 feridos. Cerca de 1.500 casas e meio milhar de empresas ficaram parcialmente ou totalmente destruídas.

Na zona de Leiria, foram necessárias mais de 34 horas aos bombeiros para dominar o fogo, que começou na Burinhosa, concelho de Alcobaça, numa tarde de domingo marcado por temperaturas atípicas para a época e vento forte.

O incêndio entrou em fase de resolução na madrugada de terça-feira, após registo das primeiras chuvas de outono, e poucas horas depois da extinção do incêndio que deflagrou quase em simultâneo na Praia da Légua, Pataias.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados