Assinar
Saúde

Leirienses apresentam livro de exercícios para estimular a mente

Ideia surgiu depois de um familiar ter começado a manifestar sinais de perda de memória, redução da destreza psicomotora e confusão constante.

Da autoria de dois leirienses, o livro “A minha mente não mente – Mantenha o seu cérebro ativo” reúne uma centena de exercícios que visam ajudar adultos com dificuldades cognitivas a combater a solidão e a regressão cognitiva, mas também a estimular o raciocínio em todas as idades.

O livro, também disponível em formato ebook, foi apresentado hoje, sábado, na Biblioteca Afonso Lopes Vieira, em Leiria, com presença dos autores.

O caderno, desenvolvido por Mickael Faustino e Cristiana Nogueira, inclui diversos desafios como sopa de letras, palavras cruzadas, problemas, sinónimos, antónimos, provérbios e canções, assim como desenhos para colorir elaborados pela associação Colina do Castelo.

A ideia surgiu depois de um familiar ter começado a manifestar sinais de perda de memória, redução da destreza psicomotora e confusão constante, característicos da demência frontotemporal. Segundo informação da Alzheimer Portugal, define-se como uma perturbação do comportamento “em que ocorre degeneração de um ou de ambos os lobos frontais e temporais do cérebro”.

“Procurámos algo que o pudesse ajudar”, mantendo-o ativo e ocupado, mas os cadernos de atividades disponíveis no mercado eram demasiado infantis e com temas pouco desafiantes para um adulto, explica Mickael Faustino.

Esta lacuna motivou-os, a ele, músico, e à mulher, enfermeira com experiência em geriatria, a idealizarem “dois exercícios de estímulo mental”. A estes seguiram-se algumas dezenas sempre com o propósito de elevar o ânimo e a motivação, desacelerar o processo de envelhecimento mental e entreter de forma divertida.

“Os resultados foram manifestamente positivos”, acrescentam os autores, que se sentiram impelidos “a publicar este caderno para que esteja acessível a todos” e que não descartam a possibilidade de criar novos cadernos, com níveis distintos de dificuldade.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados