Assinar


Fátima

Santuário assinala centenário do jornal Voz da Fátima

O programa comemorativo irá contemplar uma exposição mural com páginas do jornal, Jornadas de Comunicação no contexto do centenário e uma publicação científica sobre o jornal.

O lançamento, conjuntamente com o número de 13 de outubro, da reprodução do primeiro número do jornal Voz da Fátima, é a primeira iniciativa do programa com que o Santuário de Fátima vai comemorar o centenário da publicação.

De distribuição gratuita, o jornal nunca interrompeu a sua publicação

O primeiro número do jornal foi publicado em 13 de outubro de 1922, “como meio de contacto com os peregrinos” e pela necessidade “de dar a conhecer a vida do Santuário, mas igualmente do desejo de difundir a mensagem de Fátima”, como reconhece no número deste mês o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas.

Segundo o reitor, “não é possível fazer a história de Fátima – mensagem, protagonistas e vida do santuário – sem passar pelas páginas do jornal. Aí encontramos os relatos das grandes peregrinações, o testemunho dos grandes momentos de Fátima, a preparação e o acompanhamento das visitas dos Papas e de outras figuras relevantes da Igreja”.

A decisão de criar o jornal foi tomada em 4 de maio de 1922, por uma Comissão Canónica criada pelo então bispo de Leiria, José Alves Correia da Silva, e a publicação teria a finalidade de publicar todas as notícias e informações relativas aos acontecimentos de Fátima e, em concreto, as aparições.

O primeiro número do Voz da Fátima teve uma tiragem inicial de 6 mil exemplares, que chegou a aproximar-se dos 250 mil em 1954. Atualmente, a tiragem situa-se nos 62 mil exemplares, estando também disponível na página online do Santuário.

De distribuição gratuita, nunca interrompeu a sua publicação.

Assinalando o início do ano do centenário, o mensário aumenta o número de páginas de 12 para 16.

Uma exposição mural, nas alamedas que ladeiam o recinto de oração, com as primeiras páginas do primeiro ano do jornal, a partir de 27 de novembro, o encontro “O Mundo visto de Fátima – Jornadas de Comunicação no contexto do centenário do Voz da Fátima”, em abril de 2022, e uma publicação científica sobre o jornal são algumas das iniciativas que marcam o programa preparado pelo Santuário para assinalar o centenário do jornal.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.