Assinar
Saúde

Autorizada contratação de enfermeiros para reforçar Urgência do Hospital das Caldas da Rainha

Medida avança após protesto de enfermeiros que recusaram passagem de turno por falta de profissionais

Foto do exterior da urgência do centro hospitalar do oeste
Imagem de arquivo

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) anunciou hoje que foi autorizada a contratação de enfermeiros para reforço do serviço de Urgência do Hospital das Caldas da Rainha.

O anúncio surge depois de duas dezenas de enfermeiros da Urgência terem recusado na quinta-feira a passagem de turno e protestado, à porta do hospital, para exigir a contratação de mais profissionais para aquele serviço, que está sobrelotado.

“A falta de enfermeiros nas urgências é um problema recorrente, que tem sido várias vezes denunciado à administração [do Centro Hospitalar do Oeste] e que continua sem resolução, pelo que foi decidido avançar com esta forma de protesto”, disse então à agência Lusa o delgado sindical do SEP (Sindicato dos Enfermeiros Portugueses) Ivo Gomes.

A forma de protesto escolhida foi “a recusa em aceitar a passagem do turno”, o que implicou que os enfermeiros que fizeram o turno entre a meia-noite e as 8 horas tivessem que se manter ao serviço.

Segundo Ivo Gomes, a falta de profissionais impede “a garantia de uma assistência em condições aos doentes, muitos dos quais ficam na Urgência, em macas, por 24 ou 48 horas, sem serem transferidos para outros serviços”.

Cansados de esperar pela abertura de concurso “prometida pelo Governo e que previa a contratação de 2.200 enfermeiros”, os enfermeiros do CHO exigiram à administração “a contratação de mais enfermeiros e a reorganização dos serviços”, por forma a que não haja enfermeiros a “terem que fazer turnos duplos e trabalhar cerca de 500 horas por mês, ao invés das 140 a 150 que lhes competiam fazer”.

Ainda na quinta-feira, um grupo de enfermeiros reuniu com a administração do CHO.

No comunicado divulgado hoje, a administração do CHO não adianta quantos profissionais serão contratados mas dis prever até ao final do ano a conclusão da empreitada para remodelação e ampliação do Serviço de Urgência da unidade de Caldas da Rainha.

“A expansão e remodelação deste serviço – um investimento superior a 1,7 milhões de euros – dotará esta unidade de uma segunda Sala de Observação e ampliará a Urgência Pediátrica, permitindo aumentar a capacidade de resposta à população”, refere em comunicado.

Salienta ainda que o serviço de Urgência “mantém-se em funcionamento, garantindo a prestação de cuidados à população da sua área de influência, apesar dos constrangimentos identificados”.

Nesta mesma nota, o conselho de administração do CHO “manifesta apreço pela disponibilidade dos profissionais de saúde em manter as vias de diálogo abertas”.

O CHO integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados