Assinar
Cultura

Festa do Cinema Italiano mostra três filmes a Leiria

Há um documentário sobre a máfia e duas comédias dramáticas “made in Italy” para ver no Teatro Miguel Franco.

Um pouco de Itália chega na próxima semana a Leiria, com uma extensão da Festa do Cinema Italiano que traz três filmes ao Teatro Miguel Franco. Um documentário e duas comédias dramáticas pode ser vistos no dia 23 e 24 de novembro.

O mini ciclo de cinema começa terça-feira, com “Era uma vez a máfia”, em que Franco Maresco revisita, de forma sarcástica e grotesca, a memória histórica italiana, interrogando-se sobre os ideais que ficaram até aos dias de hoje. Por ocasião do aniversário do assassinato dos juízes que entraram em guerra contra a máfia, Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, o realizador e a fotógrafa Letiia Battaglia promovem um encontro nostálgico com a máfia do “antigamente”. “Era uma vez a máfia” recebeu o Prémio Especial do Júri do Festival de Veneza.

Já na quarta-feira, às 18h30 é projetado “Os predadores”, a história de duas famílias de Roma, uma de inteletuais e burgueses e outra de proletários e fascistas. Num registo é cómico-grotesto, um acidente trivial junta-as e comprova-se: todos somos predadores. “Os predadores” recebeu o Prémio Melhor Argumento na La Biennale di Venezia 2020.

A fechar a Festa do Cinema Italiano em Leiria, também na quarta-feira, às 21h30, há “Manual de Sobrevivência para Pais”. Um casal tenta sobreviver ao seu quotidiano, entre fraldas, amigos em crise, avós extravagantes e babysitters improváveis num mundo hostil. O filme recebeu prémios para Melhor Comédia, Melhor Ator e Melhor Atriz nos Prémios do Sindicato Italiano de Críticos de CinemaMelhor Comédia.

A Festa do Cinema Italiano pretende ser um momento de encontro e descoberta das culturas de Itália e Portugal, que, “apesar da distância, apresentam muitas afinidades”, explica a organização.

Os bilhetes custam entre 3,5 e 4 euros e podem ser adquiridos online aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados