Assinar
Pombal

GNR detém cinco pessoas em Pombal e na Amadora por furtos a lares de idosos

Quatro suspeitos ficaram em prisão preventiva e um com termo de identidade e residência.

A GNR deteve cinco pessoas por furtos a cofres em lares de idosos e centros de apoio social em várias zonas do país, mas com especial incidência no Norte e Centro, nomeadamente no concelho de Pombal.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana avança que as detenções, de quatro homens e uma mulher, foram feitas nos concelhos de Pombal e Amadora e ocorreram durante uma operação policial realizada na segunda-feira.

A GNR refere que, no decorrer da monitorização e análise da atividade criminal, detetou vários furtos em lares de terceira idade, centros de apoio social e edifícios similares, cujo objetivo seria a extração dos cofres existentes nestas instituições e que geralmente continham “avultadas quantias em dinheiro e vários bens”.

Pela dispersão territorial do fenómeno, com maior incidência nas regiões Centro e Norte do país, o inquérito e a investigação foram centralizados na Unidade de Intervenção da GNR, em coordenação com todo o dispositivo policial, refere aquela força de segurança.

A GNR explica que foi possível apurar a estrutura hierárquica do grupo e o respetivo ‘modus operandi’, que consistia em realizar reconhecimentos para explorarem “as vulnerabilidades de vários lares e instituições e posteriormente, em regra durante a noite, fazerem a intrusão nas instalações através de arrombamento ou escalamento, para se apoderarem dos cofres e dos valores de alguns utentes”.

De acordo com a corporação, os suspeitos encontravam-se organizados com tarefas “bem definidas na sua atuação”, desde a pesquisa dos alvos, à condução dos veículos usados e ao manuseamento de ferramentas para o arrombamento.

Na nota de imprensa enviada às redações, a força de segurança divulga um vídeo (em baixo) com imagens de câmaras de vigilância onde é possível ver os suspeitos a entrar num edifício, disfarçados, e a sair com bens materiais.

A GNR frisa que três dos detidos já tinham antecedentes criminais, um dos quais tinha cumprido pena de prisão por homicídio e outros dois por furtos, burlas e detenção de arma proibida.

A Guarda Nacional Republicana indica que foi dado cumprimento a 12 mandados de busca, sete domiciliárias e cinco não domiciliárias, em viaturas, nos concelhos de Pombal, Coimbra, Famalicão e Póvoa de Varzim.

Durante a operação foram apreendidos quatro automóveis, um reboque, cerca de 13.800 euros em numerário, uma arma de fogo, 188 doses de folhas de canábis, 994 doses de haxixe, diversos objetos em ouro e joalharia, três computadores portáteis, 16 telemóveis, dois aparelhos GPS, três cofres e dois carros de transporte de objetos.

Três ‘walkie-talkies’, uma câmara endoscópica, uma máquina fotográfica, diverso material de corte e arrombamento, uma escada telescópica, várias cordas, vestuário, luvas, gorros passa-montanhas e três lanternas foram outros materiais apreendido pelos militares da GNR.

Os detidos foram presentes ao Departamento de Investigação e de Ação Penal (DIAP) de Lisboa na terça-feira e quatro ficaram em prisão preventiva e um com termo de identidade e residência.

A operação policial contou com a colaboração de várias Unidades da GNR, nomeadamente com o reforço das equipas dos núcleos de investigação criminal dos destacamentos territoriais de Pombal, Leiria, Barcelos, Santo Tirso e Anadia bem como o apoio da Polícia de Segurança Pública.

RL com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados