Assinar


Saúde

Hospital de Leiria investe 800 mil euros em novo equipamento de imagiologia

Permite a realização de estudos de patologia hepato-bilio-pancreática e de todos os estudos vasculares

O Hospital de Santo André, em Leiria, tem em funcionamento um novo angiógrafo digital no Serviço de Imagiologia, um investimento na ordem dos 800 mil euros, anunciou esta terça-feira, dia 23, o Centro Hospitalar de Leiria (CHL).

“A mais recente aquisição, um angiógrafo de última geração, que substituiu o equipamento já descontinuado, vai não só permitir a realização de estudos de patologia hepato-bilio-pancreática com elevada qualidade, assim como a realização de todos os estudos vasculares, quer na área da Radiologia quer na Neurorradiologia”, afirma o diretor do Serviço de Imagiologia, Vítor Pardal, citado numa nota de imprensa do CHL.

“Permitirá igualmente a implementação de alguns atos de radiologia de intervenção, por exemplo, alguns tipos de biópsias, embolizações vasculares e outras, assim como a manutenção da atividade da gastroenterologia, nomeadamente no que refere à Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), exame que envolve parte do sistema digestivo que inclui a vesícula biliar, o pâncreas e os canais que drenam estes órgãos, bem como o fígado”, adianta o diretor.

A substituição, aquisição e instalação do angiógrafo foram autorizadas pela tutela, ao abrigo da Lei de Orçamento do Estado, que preconiza que, em 2021, o Governo proceda à substituição dos equipamentos cujo tempo de vida útil previsto e respetiva amortização nos estabelecimentos hospitalares tenha sido ultrapassado, bem como ao investimento na sua modernização e inovação tecnológica, acrescenta a nota.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.