Assinar
Cultura

Quatro projetos do Politécnico de Leiria integram exposição em festival internacional de Bilbau

Os trabalhos são da autoria de quatro estudantes da ESAD.CR e incidem em técnicas de gravação e arte sobre papel.

Quatro projetos artísticos criados no seio do Politécnico de Leiria estão por estes dias em exposição na oitava edição do espaço “Cubos das Tentações”, no Festival Internacional de Gravação e Arte sobre Papel de Bilbau, em Espanha.

Os trabalhos são da autoria de quatro estudantes da Escola Superior de Artes e Design, das Caldas da Rainha (ESAD.CR).

Ana Rita Manique, mestranda em Design de Produto, apresenta “Imagined cities”: trabalho que mostra a cartografia de uma cidade imaginada através da impressão em serigrafia.

Já Miguel Ferreira, aluno da licenciatura em Artes Plásticas, expõe o projeto “As above so bellow”, onde o uso da ilustração combinado com as faces de um cubo forma uma narrativa visual, como uma espécie de banda desenhada. Nesta criação, o “exterior do cubo funciona como uma capa do livro” e o interior representa a “sobreposição das páginas”, explica o Politécnico de Leiria em comunicado.

Em representação do Politécnico, em Bilbau, está também o estudante Miguel Marques, do mestrado em Artes Plásticas, com “A arte de gravar tem x mil anos”: um “estudo visual sobre o ato de gravar, desde o paleolítico até aos dias de hoje”. O trabalho é resultado da recolha de imagens em Vale do Côa e Castelo Melhor, e do registo das gravuras encontradas nos complexos arqueológicos de Penascosa e de Canada do Diabo, segundo nota de imprensa da instituição.

Por sua vez, a mestranda Sara Cruz mostra no festival a investigação “O olhar oculto das plantas”, que compreende uma análise sobre a “posição das plantas em relação com o corpo no mundo”, através do recurso à serigrafia, à fotografia digital e à gravura.

Também uma docente da ESAD.CR representa a instituição no evento.

O festival arrancou no passado dia 25 e termina domingo, dia 28, com o anúncio do projeto vencedor. Além do Politécnico de Leiria, estão em concurso quatro trabalhos desenvolvidos pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, cada um representado num cubo de madeira.

(Notícia atualizada dia 30 de dezembro, às 11h32, com a correção do número de estudantes participantes)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados