Assinar
Leiria

Rotundas da Barosa, Ortigosa e Regueira de Pontes vão custar 1, 5 milhões de euros

A Câmara de Leiria aprovou também esta semana o projeto de requalificação de um troço da rua da Malaposta com construção de uma rotunda.

Anunciada há anos, a intenção de construir novas rotundas na Barosa, em Ortigosa e em Regueira de Pontes deu mais um passo esta semana com a aprovação dos respetivos projetos de execução, incluindo redes de infraestruturas, iluminação rodoviária e, nalguns casos, construção de passeios e beneficiação de ruas adjacentes.


As intervenções, que resultam de uma parceria entre o município de Leiria e a Infraestruturas de Portugal (IP), estão orçadas em cerca de 1,5 milhões de euros, mais precisamente 1.432.840 euros, mais IVA.

A construção da rotunda da Barosa no cruzamento da EN 242, junto à Zona Industrial, tem sido assumida como a mais urgente e essencial para “a redução da sinistralidade, acalmia do trânsito e aumento do potencial de desenvolvimento económico daquela área”.

O investimento associado ronda os 849 mil euros, devendo a obra, que inclui a beneficiação das ruas dos Petigais e das Acácias, durar cerca de um ano a executar. Caberá a IP comparticipar o projeto até ao montante máximo de 600 mil euros, segundo o protocolo aprovado em abril passado.

Em Regueira de Pontes, e depois da construção de duas rotundas na EN 109 em 2017, na zona da Ponte da Pedra, está prevista uma nova rotunda para servir a zona industrial, ao quilómetro 163+200. Deverá ser construída em 180 dias por quase 324 mil euros. A empreitada prevê ainda intervenções nas ruas Mala de Uva e do Castanhal, que entroncam com a EN 109.

A distância total entre as três rotundas ronda 1,2 quilómetros.

Ainda na EN 109, há muito que tem sido reclamada uma rotunda no centro do lugar da Ortigosa. A autarquia estimou em 120 dias o prazo de execução com um investimento previsto de 260 mil euros, que incluem trabalhos nas ruas dos Conqueiros, Joaquim Coelho e da Escola.

Além destes três projetos, a Câmara aprovou ainda na reunião de terça-feira o projeto de requalificação da rua da Malaposta, na Cruz da Areia.

A empreitada contempla duas fases, sendo a primeira relativa à construção de uma rotunda no cruzamento com as ruas do Areeiro e estrada da Mourã, e a segunda ao alargamento e beneficiação do troço entre a Escola Básica José Saraiva e esse mesmo cruzamento, numa extensão de 850 metros. O investimento global ronda 870 mil euros, respeitando 302 mil euros à rotunda e 567 mil à requalificação da via.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados