Assinar
Desporto

Treinadora de Leiria é campeã nacional na Finlândia

Além de Milene Ramos, Peimari United teve esta temporada outro leiriense a treinar equipa sénior masculina.

Por estes dias, Milene Ramos está prestes a regressar a casa. É tempo de rever família e amigos, mas, este ano, o regresso à Maceira, concelho de Leiria, conta com uma prenda de Natal antecipada, não estivesse ela emigrada no país que acolhe a aldeia do Pai Natal.

É que a treinadora sagrou-se campeã nacional da Finlândia, pelo Peimari United, conseguindo o primeiro título feminino para o clube e só com vitórias em casa.

A “aventura” de Milene Ramos começou em janeiro passado, depois de vários anos como jogadora de futebol em Portugal, e de algumas experiências como treinadora quer na região, quer no estrangeiro.

Esteve na União Desportiva da Batalha, entre 2012 e 2018, integrou a equipa técnica da Associação de Futebol de Leiria (seleção sub16 feminina) em 2016, e em janeiro de 2019 foi para o London TFC Academy, no Canadá.

Este ano aceitou o convite do clube finlandês mas entre as restrições naturais do inverno, num país nórdico, e as medidas de contenção da pandemia, até março a equipa feminina não realizou nenhum treino, porque os atletas seniores não podiam treinar em recinto fechado. “Durante o inverno, normalmente, treinamos na Areena, um campo coberto. Mas entre janeiro e março só efetuámos treinos outdoor. E correr com oito graus negativos é muito duro. Mesmo assim, valeu a pena todo o esforço”, adianta a treinadora, de 30 anos.

Em outubro, a jogadora-treinadora do Peimari United venceu a IV divisão nacional, ao triunfar em casa perante o PiPs, por 2-0. A subida à III divisão nacional, coloca a equipa feminina no mesmo escalão que a equipa masculina do Peimari United, que até novembro foi dirigida por outro leiriense, Tiago Santos, de Santa Catarina da Serra. Será Marco Santos, outro técnico igualmente de Santa Catarina da Serra, Leiria, que nos últimos anos esteve a trabalhar no campeonato chinês, que irá agora comandar a equipa masculina.

“Acabámos a primeira fase do campeonato em 3º lugar. Eram apuradas as quatro primeiras equipas. Na fase de apuramento de campeão, efetuámos dois jogos fora e só jogámos um jogo em casa, o jogo do título. A outra equipa, PiPs, precisava só de um empate para ser campeã e, nós, só a vitória é que nos consagrava vencedoras. Assim foi. Ganhámos 2-0 e acabámos a época invencíveis em casa, só com vitórias”, partilha com o REGIÃO DE LEIRIA.

Milene Ramos (em cima, à direita) está a treinar a equipa finlandesa desde janeiro de 2021. Sagrou-se campeã nacional e subiu o clube à III divisão nacional.

Milene Ramos, apesar de treinadora, ainda deu o gosto ao pé esta temporada, uma vez que além da equipa não ter muitas atletas, as que calçam as chuteiras têm que dividir o tempo entre o trabalho e o estudo. “É difícil conciliar tudo mas elas foram incansáveis, o mérito é todo delas”, diz, orgulhosa, a leiriense, que coordenou outras quatro equipas no clube.

“Agora é descansar porque foi uma época muito dura, muito exigente, talvez a época mais exigente que tive até hoje. Em breve retomamos os treinos e começamos a preparar a próxima época”, conclui.

(Atualização às 11h26 do dia 28 de novembro de 2011: Tiago Santos esteve na última época ao serviço do Peimari United, clube que deixou em novembro, sendo substituído por Marco Santos)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.