Assinar
Desporto

Três recordes nacionais caíram no primeiro dia dos Nacionais de piscina curta

Nacionais continuam este sábado e domingo, nos escalões de juniores e seniores, e contam com a participação de sete clubes do distrito.

 As estafetas masculinas de 4×50 livres do Benfica e de 4×100 estilos do Sporting e Camila Rebelo (Louzan Natação) bateram ontem, sexta-feira, recordes nacionais no primeiro dia dos Nacionais de piscina curta, que estão a decorrer em Leiria.

As provas continuam este sábado e domingo, nos escalões de juniores e seniores. Além dos recordes nacionais, há vários atletas de clubes da região que subiram ao pódio da competição.

Entre as marcas que foram batidas, destaque para a estafeta de 4×100 metros estilos, onde o Sporting, com o beneditense Francisco Santos, Igor Mogne, Francisco Quintas e Alexis Santos, estabeleceu o novo recorde nacional, de 3.33,86 minutos, batendo os 3.34,53 que o Estrelas São João de Brito tinha gastado em 19 de dezembro de 2014.

O nadador da Benedita, que este ano foi aos Jogos Olímpicos, sagrou-se ainda campeão nos 200 metros costas.

Já a nadadora Camila Rebelo nadou os 200 metros costas em 2.07,58 minutos, tirando mais de um segundo ao anterior recorde, que pertencia a Rita Frischknecht (2.09,12), que foi segunda em Leiria, em 2.13,83.

Diogo Lebre, Miguel Nascimento, Diogo Costa e Miguel Marques deram o título dos 4×50 metros livres ao Benfica, com um novo recorde, de 1.28,96 minutos, 20 centésimos mais rápido do que o anterior, também das ‘águias’, em 21 de dezembro de 2018.

José Paulo Lopes (Sporting de Braga) somou duas medalhas de ouro, ao vencer os 400 metros estilos e os 800 livres, com o Francisco Quintas (100 bruços) e Miguel Nascimento (100 livres) a juntarem títulos individuais aos das estafetas.

O Sporting venceu também as estafetas femininas dos 4×100 metros livres e os 4×100 estilos, com Rita Frischknecht, Inês Henriques e Maria Moura a receberem as duas medalhas, juntando-se Madalena Cerdeira nos estilos e Mafalda Pinto nos livres.

Ana Rodrigues (Desportiva de Viana), nos 100 metros bruços, Mariana Pacheco (Colégio Efanor), nos 100 livres, Ana Guedes (Ginásio Vila Real) e Fernando Silva (União Piedense), nos 50 mariposta, Angélica André (FC Porto), nos 400 estilos, e Diana Durães (Benfica), nos 1.500 livres, conquistaram os restantes títulos em jogo.

As provas decorrem até domingo, com as eliminatórias, todos os dias, a partir das 9 horas e as finais depois das 16 horas, sendo permitida a presença de público.

Com 83 clubes a nível nacional, num total de 383 nadadores, vão estar presentes na competição sete clubes do distrito de Leiria, com 29 atletas. O Bairro dos Anjos, com 10, e o Desportivo Náutico da Marinha Grande, com nove, são os mais representados.

A prova é transmitida em direto na Natação.TV e tem acesso ao público.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados