Assinar
Sociedade

27 entidades de Leiria distinguidas por integrarem pessoas com deficiência

Esta é a segunda edição da iniciativa promovida pelo Conselho Municipal para a Inclusão das Pessoas com Deficiência do Concelho de Leiria

A cerimónia contou com a presença da diretora do Centro de Emprego de Leiria, Paula Vaz, e do presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes

O Museu de Leiria recebeu esta quinta-feira, dia 16, a cerimónia de entrega dos selos e galardões “Entidade Inclusiva do Concelho de Leiria”, que este ano distinguiu 27 empresas e instituições.

A iniciativa premeia organizações que “se destacam por integrarem nas suas estruturas pessoas que, infelizmente, não têm ainda as oportunidades que lhes são devidas”, explicou Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria.

Esta é a segunda vez que estes prémios são entregues, tendo sido já reconhecidas 44 entidades, selecionadas pelo Conselho Municipal para a Inclusão das Pessoas com Deficiência do Concelho de Leiria.

“Acreditamos que esta iniciativa contribui para alertar para as dificuldades adicionais que algumas franjas da nossa população enfrentam no acesso ao mercado de trabalho e também para dar o devido valor às entidades que abrem portas e contribuem para a elevação do patamar de desenvolvimento da nossa sociedade”, acrescentou o presidente do município.

Paula Vaz, diretora do Centro de Emprego de Leiria, deu conta que “durante os anos de 2018, 19 e 20 tem vindo a crescer o número de entidades que aceitam e acolhem pessoas com deficiência”, tendo envolvido cerca de 560 pessoas por ano.

“Já em 2021, e considerando os dados provisórios de outubro, efetuámos já intervenções a 621 candidatos portadores de deficiência”, completou.

A iniciativa do Conselho Municipal para a Inclusão das Pessoas com Deficiência do Concelho de Leiria pretende distinguir as entidades do concelho de Leiria que integraram pessoas com deficiência e incapacidade nos seus quadros, seja através da celebração de contratos de trabalho ou por via de estágios profissionais ou curriculares.

De acordo com a vereadora do Desenvolvimento Social, Ana Valentim, as organizações que receberam o selo acolheram pessoas com deficiência, em estágios ou outras medidas. Já as que integraram no quadro da empresa pessoas com deficiência receberam o galardão.

As entidades distinguidas com o selo são: Carpintaria Fiúza, Escapes e Reparações de Automóveis Frade, Paddock Wine Bar, Solar do Castanheiro – Residencial de 3ª Idade, Churrasqueira Marques, Lar Nossa Senhora da Glória, Faustino e Ferreira, MJ Racing, O Dominó – Infantário e Jardim de Infância, Ferreiras e Marcelino, Agriloja, Quinta Vale do Lena, Real Padaria, Padaria Baltazar, Café Restaurante Carreira, MOVICOL, DNC-Técnica Manutenção Industrial e Equipamento.

Com o galardão foram premiadas as seguintes empresas e instituições: Incentea – Tecnologia de Gestão, DRT Rapid – Protótipos e Moldes, Maxlac, Cercilei, Dom Cavalo, Arquijardim, SAMP -Sociedade Artística e Musical dos Pousos, Germiplanta-Viveiros de Plantas, SPROMAD e Município de Leiria.

(Notícia atualizada às 10 horas de 21 de dezembro de 2021 com correção do número de intervenções realizadas em 2021 a candidatos portadores de deficiência e informação sobre as entidades distinguidas com selo e galardão)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados