Assinar
Porto de Mós

Alunos de Porto de Mós vão às urnas eleger “jovem autarca” que vai gerir cinco mil euros

O candidato com maior número de votos será eleito a ‘Jovem Autarca’”, sendo ainda selecionados dois vereadores

Os alunos de Porto de Mós vão às urnas para eleger o jovem autarca e os dois vereadores que terão em mãos a missão de gerir cinco mil euros durante o próximo ano.

As eleições decorrem no primeiro dia de fevereiro mas a edição deste ano da iniciativa “Jovem Autarca” já arrancou com sessões de esclarecimento.

Esta segunda-feira, decorreu o que o município de Porto de Mós, em nota de imprensa, descreve como “sessão motivacional para os alunos interessados em participar no projeto”. Estiveram presentes 85 alunos do  quinto ao décimo segundo anos de escolaridade, com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos.

Na sessão “foram desenvolvidas dinâmicas de grupo para os alunos das diversas escolas se conheceram e trabalharem em conjunto na identificação dos problemas do concelho, bem como na proposta de soluções para os mesmos”, refere nota da autarquia.

Os alunos candidatos terão de formalizar a candidatura até dia 16 deste mês, estando preparadas atividades para os ajudar “a prepararem a campanha eleitoral, no sentido de adquirirem competências no âmbito da comunicação oral, escrita e dirigida, assim como dinâmicas de grupo”.

As eleições decorrem no dia 1 de fevereiro, em cada uma das escolas de 2º e 3º ciclos e secundárias do concelho.

De acordo com o regulamento da iniciativa “o candidato com maior número de votos será eleito a ‘Jovem Autarca’”, sendo ainda eleitos o primeiro vereador, que será “o candidato que apresente o segundo melhor resultado” e ainda o segundo vereador, o “candidato que apresentar o terceiro melhor resultado”.

A equipa de trabalho pode ainda crescer até um máximo de quatro conselheiros a designar pelo jovem autarca e respetivos vereadores, entre os restantes candidatos.

Após a eleição, “será feita a tomada de posse do Jovem Autarca e da sua equipa de trabalho, que terá um orçamento de 5000 euros para gerir até ao final do ano de 2022”, refere a Câmara de Porto de Mós.

Nesta tarefa de gestão da verba atribuída, a equipa de jovens autarcas será acompanhada pelo executivo do Município de Porto de Mós e a equipa técnica do projeto, que conta com a colaboração da Inspiring Future, “uma associação sem fins lucrativos que se dedica a projetos para a juventude”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados