Assinar
Ourém

Área Integrada de Gestão da Paisagem intervém em três freguesias de Ourém

A candidatura elaborada pelo município abrange um total de 4.192 hectares

Limpeza da floresta, reordenamento da mancha florestal e cadastro, em particular nas zonas mais afetadas pelos incêndios de 2017, são algumas das ações que vão ser levadas a cabo pela Área Integrada de Gestão da Paisagem no concelho de Ourém, denominada “Serras do Norte de Ourém” (AIGP-SNO).

A sua constituição, recentemente aprovada, será formalizada esta quarta-feira, dia 22, na Sertã, integrando um lote de 23 projetos aprovados nesta segunda fase e que incluem outros 47 da primeira fase. Integram um lote restrito das primeiras 70 AIGP que serão executadas no país.

A candidatura elaborada pelo Município de Ourém abrange as áreas das freguesias de Espite, Urqueira e União de freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, num total de 4.192 hectares.

Após a sua constituição, será formada uma entidade gestora da AIGP que definirá a linha de atuação na limpeza florestal e reordenamento, e poderá candidatar-se a fundos comunitários para levar a cabo o projeto.

As AIGP estão contempladas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um total de investimento previsto de 220 milhões.

O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, assinala que este é um projeto importante e que tem como missão “diminuir a vulnerabilidade aos incêndios e ao mesmo tempo criar condições para o desenvolvimento socioeconómico desta área do território num quadro de governança e desenvolvimento”.

Quase dois mil hectares de Pedrógão Grande em Área Integrada de Gestão da Paisagem

Inquérito de satisfação aos leitores

Com este inquérito, o REGIÃO DE LEIRIA tem por objetivo conhecer a opinião dos leitores e melhorar o serviço que presta. Para esse fim, pedimos 5 minutos do seu tempo para responder a um questionário.