Assinar


Sociedade

Chuva forte e persistente para noite da Consoada e dia de Natal, avisa IPMA

Na noite de Consoada e na madrugada e manhã do dia de Natal, prevê-se ocorrência de precipitação forte e persistente, vento e agitação marítima forte.

O estado do tempo vai agravar e o Natal será passado com muita chuva. É essa a informação transmitida pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta terça-feira, em comunicado.

A partir de hoje, quarta-feira, e até dia 26, o estado do tempo para o Continente “será caracterizado por dias chuvosos na generalidade do território”. A precipitação será “mais intensa e persistente a partir do dia 23 e até dia 26 de dezembro”, dá conta o IPMA.

Durante este período, “as quantidades de precipitação esperadas são significativas, com os maiores valores acumulados a poder ultrapassar os 50 mm em 24 horas em muitos locais, em especial nas zonas montanhosas”.

“Em particular, na noite de Consoada e na madrugada e manhã do dia de Natal, prevê-se uma situação de tempo mais gravoso em todo o território continental, com ocorrência de precipitação forte e persistente (valores de precipitação prováveis da ordem de 40 mm em 6 horas), vento forte de sudoeste, com rajadas da ordem de 80 km/h, em especial no litoral e terras altas, e agitação marítima forte”, reforça o instituto que esta quarta-feira, dia 22, pelas 18 horas, fará uma atualização do estado do tempo para os próximos dias.

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é assinante, entre com a sua conta. Entrar