Assinar


Cultura

Há 46 poemas engarrafados para descobrir em Leiria a partir de sexta-feira

A iniciativa promovida pelo coletivo Luz Clandestina decorre até 24 de dezembro e surge integrada no programa de “Leiria Cidade Criativa da Música”.

As garrafas de luz e poesia criadas pelo coletivo Luz Clandestina estão de regresso a espaços culturais e municipais de Leiria para iluminar de esperança e amor este Natal.

Este mês, entre os dias 17 e 24, vão estar espalhadas pela cidade 46 garrafas de vidro reutilizadas com luzes e poemas no interior, escritos por poetas de Leiria, anunciou o coletivo.

Ruben David Marques, Andreia Mateus, André Fonseca, Cristina Nobre, Sérgio Fonseca, Cheila Rodrigues, André Pereira, Bruno Fidalgo de Sousa e Paulo Costa são algumas das 14 personalidades que dão vida à iniciativa.

Para tornar a procura mais fácil, Luz Clandestina revelou os locais onde podem ser encontradas as garrafas: Centro Cívico, Castelo de Leiria, Moinho de Papel, Museu da Imagem em Movimento, Igreja da Misericórdia, Mercado de Santana, Banco das Artes Galeria e Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.

A intenção, explica o coletivo em comunicado, é que as pessoas levem as garrafas para casa e partilhem nas redes sociais, criando assim “uma corrente de união invisível” e fomentando a aproximação aos museus, à poesia e aos poetas.

Alguns dos poemas que constam deste projeto vão ser declamados no próximo dia 18, no Centro Cívico de Leiria, às 21h30, na tertúlia “Luz Clandestina – A magia da poesia”. Em palco, irão estar 11 dos 14 poetas que fazem parte do projeto, com música à mistura.

As entradas são gratuitas, mas é necessário fazer reserva através de leiriacreativecity@cm-leiria.pt.

“Luz Clandestina 2021” é uma iniciativa de “Leiria Cidade Criativa da Música”, criada para a época natalícia.

(Notícia atualizada às 21h21 de 15 de dezembro de 2021 com a correção do nome de Ruben David Marques)

Inquérito de satisfação aos leitores

Com este inquérito, o REGIÃO DE LEIRIA tem por objetivo conhecer a opinião dos leitores e melhorar o serviço que presta. Para esse fim, pedimos 5 minutos do seu tempo para responder a um questionário.