Assinar
Cultura

Livro: Contos de 24 autores em novo lançamento da Minimalista

“Contos minimalistas” concretiza o desejo inicial dos responsáveis da editora: publicar textos de convidados. Para isso, cada um dos 12 “minimalistas” escreveu um conto, convidando outro autor a fazê-lo também.

A mais recente aventura da Minimalista é a edição de 24 contos, num livro que chega agora, pelo Natal. O sétimo lançamento do projeto pensado e concretizado por escritores e artistas visuais, vários deles de Leiria, compreende pela primeira vez uma simbólica abertura a autores exteriores ao núcleo duro.

“Contos minimalistas” concretiza o desejo inicial dos responsáveis da editora: publicar textos de convidados. Para isso, cada um dos 12 “minimalistas” escreveu um conto, convidando outro autor a fazê-lo também.

“Esta abertura está planeada desde o início e representa um passo muito importante para nós”, afirma o escritor e um dos responsáveis da editora, Paulo Kellerman, porque é “uma nova etapa que se inicia”.

Aos convidados foi dada “liberdade criativa total” para escrever nesta segunda antologia de contos (a primeira foi reservada aos autores “minimalistas”). Segundo Kellerman, o resultado é “um conjunto muito diversificado e estimulante de contos”, que refletem “grande riqueza de temáticas e abordagens estéticas”.

Em “Contos minimalistas”, além dos 12 escritores da editora, escrevem os convidados Catarina Vale, Emanuel Reis, Isabel Gaspar, João Reis, Lorena Kim Richter, Margarida Baptista, Maria João Pessoa, Rafael Vieira, Raquel Laranjeira Pais, Ricardo Graça, Rita Serra e Sandra Vaz. Os autores “minimalistas” são Ana Gilbert, Ana Miguel Socorro, Ana Moderno, Andreia Azevedo Moreira, Cristina Vicente, Elsa Margarida Rodrigues, Joana M. Lopes, Lia Wolf, Liliana Silva, Mónia Camacho, Paulo Kellerman e Sandrine Cordeiro.

Entretanto, a Minimalista prepara para 2022 o primeiro lançamento de não-ficção: um livro de fotografia de Frankie Boy. Ao longo do ano haverá novas edições, de romances e antologias de autores do núcleo da editora.

O livro “Contos minimalistas” custa 12,5 euros e pode ser encomentado pelo e-mail minimalista.editora@gmail.com.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.