Assinar
Sociedade

Morreu José Vaz, relevante defensor das tradições da Alta Estremadura

O Rancho da Região de Leiria, de que José Vaz fazia parte, assume “dor indescritível” e “vazio profundo”. Federação do Folclore Português anuncia dois dias de luto.

José Vaz nasceu em Penamacor mas dedicou-se profundamente à cultura tradicional da região de Leiria Fernando Rodrigues

José Vaz, um dos rostos da etnografia e das tradições da Alta Estremadura morreu hoje, 20 de dezembro, anunciou o Rancho da Região de Leiria, de que fazia parte e que presidiu ao longo de vários anos.

Defensor e entusiasta da cultura popular da região de Leiria e do folclore nacional, José Vaz (1953-2021) parte de forma “inesperada, repleta de uma dor indescritível e de um vazio profundo”, assumem os responsáveis do Rancho da Região de Leiria, em nota divulgada na página de Facebook da associação.

“Um homem bom, sempre ao serviço da cultura em várias vertentes. Serviu incansavelmente e desinteressadamente o Rancho da Região de Leiria, o folclore nacional e a Cidade de Leiria. Hoje ficamos todos mais pobres, perdemos a voz, um companheiro”, acrescentam, na publicação.

Leiriense por adoção – nasceu em Penamacor e vivia em Leiria desde a década de 70 -, amante da cultura, José Vaz era poeta, declamador e ator. Entre os vários papéis que desempenhou ao longo da vida na defesa da etnografia, assumiu também o cargo de coordenador do Conselho Técnico Regional da Alta Estremadura da Federação do Folclore Português (FFP).

Em publicação no Facebook, a FFP assume “grande tristeza” pelo desaparecimento de “um dos grandes rostos do folclore da Alta Estremadura”, que “jamais regateou esforços para defender as tradições populares, cumprindo exemplarmente o seu papel de Conselheiro Técnico” da instituição.

A federação anunciou ainda dois dias de luto, colocando a bandeira a meia haste, “como sinal de respeito e reconhecimento” pelo contributo de José Vaz.

Também a Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura (AFRL-AE) já manifestou a “profunda tristeza e consternação”pelo falecimento do seu antigo presidente.

“O Folclore Nacional, a Poesia e o Teatro estão mais pobres. Homem de Cultura imensa. Muito deu do seu tempo e saber ao Rancho da Região de Leiria, como presidente da Direção e da Assembleia, assim como a diversas Associações das quais se destaca AFRL-AE, da qual foi Presidente da Direção (2006-2009) e da Assembleia Geral (2012-2017)”, refere a nota de pesar partilhada pela presidente Verónica Gordo.

A AFRL-AE apresenta “as mais sentidas condolências, com a promessa que tudo faremos para continuar o legado que nos deixou e honrar a sua dedicação ao Folclore da Alta Estremadura”, conclui o comunicado.

O município de Leiria também manifestou publicamente o “profundo pesar” pelo desaparecimento de uma figura relevante enquanto “dinamizador cultural e na promoção de Leiria”, responsável por “importante trabalho em prol da preservação das nossas tradições e culturas”, nomeadamente no Rancho da Região de Leiria, lutando persistentemente pela instalação da sede no espaço que atualmente ocupa, na Mata dos Marrazes.

A Câmara de Leiria lembra ainda o labor de José Vaz na organização do Festival de Folclore “Manuel Artur dos Santos”, que “tem como missão promover o encontro e a mostra do folclore estremanho”. Por tudo isso, em 2016, o município atribuiu a José Vaz a Medalha da Cidade de Leiria, insígnia de cobre.

(Atualização às 10h12 do dia 21 com o comunicado do município de Leiria)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.