Assinar
Ourém

Ourém cria área de gestão da paisagem para zonas florestais do norte

Área Integrada de Gestão da Paisagem das Serras do Norte de Ourém surge com ambição de diminuir frequência e dimensão de incêndios em Espite, Urqueira, Rio de Couros e Casal dos Bernardos.

Nova área de gestão abrange 4.192 hectares em três freguesias do concelho de Ourém

Zonas florestais das freguesias de Espite, Urqueira e da União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, num total aproximado de 4.192 hectares, integram a nova Área de Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) das Serras do Norte de Ourém, oficialmente constituída na semana passada, dia 22 de dezembro.

A AIGP das Serras do Norte de Ourém é uma das primeiras 70 a serem constituídas no país e surge com o objetivo de “diminuir a vulnerabilidade aos incêndios e criar condições para o desenvolvimento socioeconómico e para a sustentabilidade deste território, num quadro de governança e envolvimento local”, avança o município de Ourém.

O plano de ação previsto para a AIGP de Ourém contempla ações como, por exemplo, a limpeza da floresta, reordenamento da mancha florestal e atualização do cadastro do território. O objetivo é trabalhar para a diminuir a ocorrência de incêndios e que, quando existirem, sejam de menores dimensões.

Segundo o município de Ourém, o próximo passo é a constituição da entidade gestora da Operação Integrada de Gestão da Paisagem (OIGP), que vai definir a linha de atuação na limpeza e reordenamento da floresta e concretizar as necessárias candidaturas a fundos comunitários. Esta entidade gestora deverá ser criada no prazo de seis meses para início da elaboração da Operação Integrada de Gestão da Paisagem, análise que deverá ser apresentada num prazo de 24 meses, com um prazo de execução previsto de 25 anos, acrescenta a nota divulgada pelo município.

As AIGP fazem parte do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), encontrando-se reservados cerca de 220 milhões de euros para a sua concretização.

A AIGP Serras do Norte de Ourém foi formalizada na Sertã no dia 22 de dezembro CMO

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados