Assinar
Cultura

Paulo Moreiras assinala 20 anos de carreira com apresentação de novo livro em Leiria

“O Caminho do Burro” é apresentado este sábado, dia 4, na Biblioteca Afonso Lopes Vieira, em Leiria.

“O Caminho do Burro” é o mais recente livro do escritor Paulo Moreiras e é apresentado este sábado, dia 4, na Biblioteca Afonso Lopes Vieira, em Leiria, às 17 horas, com a presença do autor e do dramaturgo Luís Mourão. A entrada é gratuita.

Lançada pela editora Visgarolho, a obra consiste numa antologia de 12 contos – onze dos quais escritos entre 1996 e 2017, partilhados em várias publicações e agora reunidos nesta edição – e um texto inédito do autor. Trata-se de contos “onde o pitoresco e a malícia do povo português andam de braço dado com as invejas e as cobiças de gente ruim e sem escrúpulos”, lê-se na sinopse.

“O Caminho do Burro” serve ainda para assinalar o início das comemorações dos 20 anos de carreira literária de Paulo Moreiras, que decorrem até 2022, com a publicação de mais obras.

Após a apresentação em Leiria deste livro “irónico, mordaz e cheio de humor” sobre as “grandezas e misérias de ser português”, o escritor ruma a Pombal, no mesmo dia, para nova conversa na biblioteca municipal, às 21 horas.

Paulo Moreiras nasceu em 1969, em Moçambique, e desde novo manifestou interesse pelo cinema de animação, pela banda desenhada e mais tarde pela poesia. Em 2002, publicou o seu primeiro romance, “A Demanda de D. Fuas Bragatela”, e em 2004, o livro de poesia “Do Obscuro Ofício”. O segundo romance intitula-se “Os Dias de Saturno” e foi lançado em 2009.

Paralelamente, o escritor também se tem destacado no ramo da gastronomia, com as obras “Pão & Vinho – mil e uma histórias de comer e beber”, editado pela Dom Quixote em 2014, e “Elogio da Ginja”, lançado em 2006 pela editora QuiNovi.

É ainda autor de vários opúsculos em colaboração com o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, como o “BI da Cereja e da Ginja”, publicado em 2007, o “BI do Tremoço”, publicado em 2008 e muitos outros. Atualmente, reside em Meirinhas, no concelho de Pombal.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.