Assinar
Pombal

Projeto inédito desafia jovens de Pombal a participar na vida autárquica

O novo ‘Jovem Autarca’ irá apresentar as suas ideias ao executivo municipal e poderá acompanhar o presidente da Câmara, na iniciativa “Presidente por um dia”.

Os candidatos são alunos do 7.º ao 11.º ano de escolaridade

‘Jovem Autarca’ é o nome de um projeto pioneiro lançado pelo executivo da Câmara Municipal de Pombal e que, pela primeira vez, desafia os jovens, entre os 12 e os 16 anos, a participarem na vida autárquica, com o objetivo de contribuir para uma cidadania ativa e responsável nas novas gerações.

A campanha eleitoral decorreu entre os dias 23 de novembro e 7 de dezembro e contou com a participação de 11 candidatos. São estudantes do 7.º ao 11.º ano, dos três Agrupamentos das Escolas de Pombal (Guia, Gualdim Pais e Pombal) e do Colégio João Barros (Meirinhas).

Os candidatos tiveram a oportunidade de apresentar as suas causas e de apelar ao voto, num debate que decorreu no Café Concerto, em Pombal, no dia 26 de novembro, e que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão.

Ao REGIÃO DE LEIRIA, Pedro Pimpão reforçou a importância deste projeto para estimular a cidadania infanto-juvenil. “Se queremos que as novas gerações tenham uma cidadania mais ativa, são estes projetos, que envolvem os jovens e os entusiasmam, que permitem que eles também contribuam com novas ideias e, neste momento, já temos alguns projetos interessantes, que estes jovens gostavam de pôr no terreno”, adiantou o autarca.

Raquel Pereira estuda no 7.º ano, na Escola Básica Marquês de Pombal, e é uma das candidatas. Caso fosse eleita, a jovem de 12 anos gostava de criar “clubes da juventude nas escolas para que os jovens tivessem ‘mais voz’” e “estágios para os alunos do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário”. Francisco Mota de 13 anos estuda no 8.º ano, na Escola Secundária de Pombal, e considera que “o alargamento da linha ‘Pombus’ [Transportes Urbanos de Pombal]” e o aumento do número de ciclovias na cidade são medidas prioritárias para um concelho mais verde”.

O ato eleitoral, no dia 9, decorreu nas várias escolas aderentes. O candidato com maior número de votos será o ‘Jovem Autarca’, e os candidatos com o segundo e terceiro lugar serão os “Jovens Vereadores”. Os outros candidatos formam a “Assembleia de Jovens Autarcas”. O mandato terá a duração de um ano.

Após as eleições, o novo ‘Jovem Autarca’ irá apresentar as suas ideias ao executivo municipal e poderá acompanhar o presidente da Câmara, na iniciativa “Presidente por um dia”.

“Este será o dia em que ‘o jovem autarca’ vai acompanhar-me e tomar decisões, enquanto representante das novas gerações”, revelou Pedro Pimpão, adiantando que também será constituído o ‘Parlamento Municipal dos Jovens’, “onde todos estes candidatos poderão participar na apresentação de ideias”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados